Petrobras patrocina projeto de reflorestamento e preservação ambiental em Ubatuba

Publicado em: 27/05/2015 13:55:42

Ubatuba ganha um grande aliado na preservação de espécies nativas, árvores frutíferas e plantas medicinais. O Programa Petrobras Socioambiental acaba de contemplar o projeto Viveiro Instituto da Árvore, que produzirá, no município, mudas dentro de altos padrões de qualidade para a recomposição florestal. Trata-se de uma das 32 iniciativas patrocinadas pela Petrobras por intermédio da seleção pública Comunidades no estado de São Paulo.

Coordenado pelo Instituto da Árvore, o projeto consiste na implantação de um viveiro florestal de espécies nativas da Mata Atlântica. "Neste ano em que completamos dez anos de existência sobrevivendo com recursos de associados e simpatizantes, o patrocínio da Petrobras permitirá a construção de um viveiro para a produção de 25 mil mudas por ano e a contratação de assessoria técnica e de profissionais para o projeto", destaca o coordenador do Instituto, Fernando Gomes.

Além de incluir ações voltadas à proteção e à recuperação de espécies e ao reflorestamento, o Viveiro Instituto da Árvore abrangerá ações relacionadas à reciclagem. “Vamos utilizar compostagem gerada de ações de educação ambiental e da gestão de resíduos sólidos, como os provenientes do mercado de peixe, para produção do substrato das mudas”, explica. A Petrobras acompanhará o desenvolvimento do projeto por intermédio da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS).

Estão previstas oficinas de educação ambiental para todas as idades, com temas relacionados a conhecimentos tradicionais associados ao bioma, reciclagem, uso sustentável dos recursos naturais, promoção de projetos socioambientais, respeito à saúde e cuidados com alimentação. As atividades também estarão disponíveis para crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Haverá, ainda, ações junto às escolas do município e às comunidades tradicionais quilombolas, caiçaras e indígenas. Informações sobre as oficinas poderão ser obtidas pelo telefone (12) 3832-5788 ou pelo e-mail iaubatuba@hotmail.com. O endereço do Instituto é Rua Usina Velha, 593, Pereque-Açu.

Seleção pública Comunidades

A seleção pública Integração Petrobras Comunidades reflete, com caráter regional, as diretrizes e as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa tem foco no desenvolvimento de projetos comunitários na área de influência das unidades da companhia. Dessa forma, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua e para o fortalecimento de atuação em rede de entidades parcerias por meio de capacitação, além de garantir a democratização do acesso de patrocínios e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE