Pescadores propõem mudanças na captura de peixes na Ilha de Marajó (PA)

Publicado em: 02/04/2015 18:58:53

Debates são promovidos pelo projeto Marajó Viva Pesca, patrocinado pela Petrobras, que tem o objetivo de preservar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros

Com apoio do projeto Marajó Viva Pesca, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, as 1,5 mil famílias que tiram sua subsistência do Rio Canaticu, em Curralinho, na Ilha de Marajó (PA), buscam consenso para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros na localidade. Uma das principais preocupações é evitar a escassez dos peixes conhecidos nesse rio, como o aracu e o tucunaré, que estão com a reprodução comprometida. A iniciativa também visa garantir a conservação de outras espécies aquáticas, como tracajás, peremas, jabutis, tartarugas e jacarés.

A proposta das 30 associações pesqueiras que se reúnem regularmente por meio do Viva Pesca é subsidiar um Acordo de Pesca para o rio. Para tanto, o grupo encaminhou minuta com propostas de novas regras sobre a prática da atividade no local para o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), no Pará. A expectativa é que haja monitoramento contínuo da área pelos pescadores para garantir o cumprimento do acordo – ainda em avaliação pelo Ideflor-Bio.

O projeto Marajó Viva Pesca é coordenado pelo Instituto Peabiru. Sua finalidade é recuperar e conservar recursos pesqueiros do Rio Canaticu, além de atuar na educação ambiental e auxiliar pescadores na implementação de acordos de pescas. Para isso, realiza parcerias com instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Pará, que coletou dados sobre o estoque pesqueiro e as espécies existentes no rio.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE