Petrobras . Agência Petrobras

Projeto incentiva inclusão escolar de jovens portadores de deficiência em Campos dos Goytacazes

Publicado em: 19/05/2015 12:03:37

Crianças e adolescentes portadores de deficiência são o foco do Projeto Equoterapia na Inclusão Escolar, desenvolvido pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Campos dos Goytacazes. Com três sessões semanais, os assistidos encontram nos cavalos uma oportunidade de desenvolverem a socialização, a confiança e a autoestima, além de benefícios como melhoria na postura e no equilíbrio. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio de seleção pública regional.

“O cavalo proporciona um estímulo que nenhum outro animal pode oferecer. Por isso ele é indicado para diferentes tipos de deficiência, desde o autismo até problemas de paralisia”, explica a coordenadora do projeto, Silmara Gomes Vasconcelos. Nas sessões da Apae, os pacientes são acompanhados por uma psicóloga, um fisioterapeuta, um professor de educação física e um treinador de cavalos. O projeto está ajudando crianças como Jennifer de Souza Gomes, de cinco anos. Portadora da Síndrome de Klippel-Feil, caracterizada por má formação na coluna, ela já tem apresentado melhoras em sua mobilidade desde que começou a participar do projeto.

As sessões duram em média 30 minutos, tempo que inclui a interação com o cavalo. As atividades são desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada criança e exigem o envolvimento do corpo inteiro. O andar do animal faz com que a criança se movimente para cima e para baixo, para frente e para trás e para um lado e para outro, exercício que desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, fortalecendo a musculatura. Além disso, as sessões proporcionam momentos de alegria e de muito relaxamento.

Ao todo, a Apae atende a 40 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, todos matriculados na instituição e também em escolas de ensino regular. São pacientes com autismo, paralisia cerebral, atraso cognitivo e diferentes síndromes, incluindo a Síndrome de Down. “A terapia com cavalos desenvolve em alguns pacientes melhorias progressivas e bem aceleradas. Isso sem contar no vínculo que a criança desenvolve com o animal. É lindo de se ver”, esclarece a psicóloga do projeto, Merilane Lopes Barreto.

Integração Petrobras Comunidades

A seleção pública Integração Petrobras Comunidades reflete, com caráter regional, as diretrizes e as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa tem foco no desenvolvimento de projetos comunitários na área de influência das unidades da companhia. Dessa forma, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua e para o fortalecimento de atuação em rede de entidades parcerias por meio de capacitação, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínio e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE