Floresta Sustentável apresenta em simpósio resultado das ações executadas

Publicado em: 15/05/2015 12:29:23

Projeto patrocinado pela Petrobras supera metas estabelecidas para preservação ambiental

O II Simpósio das Ações do Projeto Floresta Sustentável, iniciado na quarta-feira, dia 13 de maio, em Praia do Forte - BA, foi encerrado nesta quinta, 14, com a apresentação dos resultados obtidos. Realizado pela Fundação Garcia D’Ávila e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Floresta Sustentável tem por objetivos restaurar áreas degradadas de Mata Atlântica em trecho da Área de Preservação Permanente do Rio Pojuca, conservar o ambiente da reserva da Sapiranga, promover a educação ambiental e fomentar atividades de geração de renda compatíveis com a conservação ambiental.

De acordo com Gislaine Garbelini, gerente de Programas Ambientais de Responsabilidade Social da Petrobras, o projeto associa conservação da Mata Atlântica com geração de renda e educação ambiental para as comunidades. “Essa combinação de ações vem sendo incentivada pelo Programa Petrobras Socioambiental para a obtenção de resultados positivos tanto do ponto de vista ambiental quanto social”, esclarece. Entre os resultados apresentados estão a construção de um recinto para soltura de animais silvestres, a implantação de quintais e módulos agroflorestais e a execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Segundo o coordenador técnico do Floresta Sustentável, Álvaro Meirelles, o projeto envolveu indiretamente 26.048 pessoas, que atuaram na recuperação de 102 hectares de áreas degradadas remanescentes de Mata Atlântica e na conservação de 657 hectares de florestas e espaços naturais. “Produzimos mais de 350 mil mudas de essências florestais ao longo do projeto, e destas foram plantadas cerca de 280 mil. Além da orientação técnica, doamos sementes de hortaliças e mudas de essências florestais, frutíferas e ornamentais para os sistemas agroflorestais”, explica Meirelles, que também chama a atenção para o número de pessoas envolvidas em ações de educação ambiental. “Conseguimos superar nossa meta de número de participantes em capacitações e chegamos à marca das 9.603 pessoas envolvidas entre cursos, palestras e oficinas”, concluiu Meirelles.

As ações foram realizadas de modo participativo, envolvendo as comunidades locais e parceiros, objetivando aumentar a apropriação e divulgação dos resultados alcançados. O projeto atua junto às comunidades de Tapera/Sapiranga, Barreiro, Pau Grande, Campinas, Malhadas, Azimbo, Foz do Imbassaí e Bom Viver, localizadas no entorno da Reserva da Sapiranga, no município de Mata de São João (BA). “Estamos muito satisfeitos com o alcance das realizações do Projeto Floresta Sustentável que, com o patrocínio da Petrobras, apoia a agricultura familiar, a produção de peças artesanais, recupera áreas degradadas e conserva a Mata Atlântica. Conseguimos atingir resultados que superam as metas propostas”, informa a coordenadora administrativa, Thaise Costa Pinto.

Programa Petrobras Socioambiental

O Programa Petrobras Socioambiental incentiva práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo, por meio do investimento em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE