Alunos do Instituto Federal visitam termelétrica em Três Lagoas

Publicado em: 07/05/2015 15:58:10

Estudantes do curso de eletrotécnica aprendem como funciona a geração de energia a partir de gás e vapor

Alunos do curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conheceram na prática como funciona o processo de geração de energia elétrica na Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE LCP), em Três Lagoas (MS). Os alunos do terceiro período, com idades entre 15 e 17 anos, compareceram na última quinta-feira (30) à unidade da Petrobras. Além de percorrer o parque gerador, os 18 adolescentes conheceram a sala de controle onde as operações, as caldeiras e as turbinas são monitoradas em quesitos como pressão, temperatura e geração instantânea.

Os estudantes foram recebidos pela gerente setorial de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Ágatha Comineti, que ressaltou a importância do estudo como garantia de trabalho no futuro. “Nesta unidade, temos técnicos que começaram como vocês. A demanda por profissionais com esse perfil existe, e conquistar uma vaga depende exclusivamente da dedicação de cada um”, ressaltou a gerente. É o caso do ex-aluno de eletrotécnica Marcelo Dantas, 22 anos. Formado no Centro Paulo Souza, ele foi aprovado no concurso da Petrobras e, há três anos, atua como técnico em manutenção elétrica na UTE LCP.

Durante a visita, os jovens conheceram ainda os programas ambientais desenvolvidos pela unidade em Três Lagoas. Entre eles, o gerenciamento de emissões atmosféricas e o monitoramento do ar, da fauna, dos ruídos, do lençol freático e do lago Jupiá. Em abril, outros 171 jovens do projeto Gerando Futuro, patrocinado pela Petrobras, visitaram o local. Em março, foi a vez dos acadêmicos de engenharia mecânica da Unesp, de Ilha Solteira (SP), vislumbrarem como os profissionais dessa área atuam na UTE. Em fevereiro, a usina termelétrica recebeu líderes comunitários, totalizando 240 visitantes em 2015.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE