Petrobras . Agência Petrobras

Projeto Bioágua promove o reúso de água no sertão do Rio Grande do Norte

Publicado em: 08/04/2015 11:38:37

Iniciativa incrementa agricultura familiar local e beneficia 93 famílias. Meta é chegar a 200 sistemas de reaproveitamento de água este ano

Patrocinado pela Petrobras, por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bioágua Familiar, que inclui captação, filtragem, armazenamento e bombeamento de água doméstica para reutilização, completou um ano com resultados importantes para a agricultura familiar e a qualidade de vida dos habitantes do sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Até agora, nos municípios norte-riograndenses de Apodi, Campo Grande, Caraúbas e Olho d’Água do Borges, entre outros, foram instalados 93 sistemas Bioágua Familiar de Reúso de Água Cinza, que possibilitam o reaproveitamento da água residual oriunda de chuveiros, lavagem de roupa e de louça para irrigar culturas, após filtragem, beneficiando 93 famílias. Assim, incrementou-se a agricultura familiar local e reduziu-se a contaminação da água naqueles municípios. A meta para este ano é totalizar 200 sistemas instalados.

“Em escolas rurais ligadas às comunidades da região de abrangência do projeto, formamos 1.008 agricultores para implantarem, manejarem e manterem os sistemas de reúso de água e 50 educadores ambientais. Geramos conhecimentos sobre os sistemas de bioágua, seu manejo e manutenção e disseminamos para agricultores, gestores públicos, técnicos, professores, alunos de escolas públicas e demais públicos de interesse. Dessa forma, contribuímos para promover o desenvolvimento sustentável no sertão do Apodi, uma região onde é imperativo aprender a conviver com a semiaridez”, explica o coordenador do projeto, Fábio Santiago. Um exemplo claro da mudança acarretada na realidade das comunidades locais é citado por Santiago: “Uma das famílias beneficiadas aproveita, hoje, de 800 a 1.000 litros de água por dia antes desperdiçados. É gratificante fazer parte dessa história”. 

O projeto Bioágua Familiar

O Projeto Bioágua Familiar, coordenado pela Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS) é patrocinado pela Petrobras, por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental e conta com a parceria do Projeto Dom Helder Camara, da Universidade Federal Rural do Semiárido e de escolas públicas e associações comunitárias dos assentamentos e comunidades situados nas áreas de abrangência do projeto.

O Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o Brasil com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE