Petrobras . Agência Petrobras

Projeto reconstrói vínculos familiares de crianças com passagens por abrigos em Brasília

Publicado em: 25/03/2015 17:38:46

Projeto apoiado pela Petrobras reconstrói vínculos familiares de crianças com passagens por abrigos em Brasília

Iniciativa também oferece capacitação profissional a adolescentes por meio de oficinas e parcerias com empresas

Apoiado pela Petrobras, o projeto Reconstruindo Vínculos, que integra o Programa Petrobras Socioambiental, vai profissionalizar, por intermédio de oficinas, aproximadamente 60 adolescentes no Distrito Federal até maio deste ano. A iniciativa é a segunda etapa de atuação de uma proposta mais ampla de reinserção social de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que tiveram seus direitos violados. Depois de passarem por sessões de terapia comunitária, cursos preparatórios e acompanhamento com assistente social, os beneficiados são reintegrados às famílias originais ou a famílias substitutas. Na primeira etapa, de 2011 a 2012, cerca de 20 crianças e adolescentes voltaram a seus lares originais e outros aproximadamente 20 foram encaminhados a novas famílias. Na segunda etapa, que se estende até maio de 2015, o objetivo é qualificar profissionalmente adolescentes que dificilmente poderão ser reintegrados às famílias originais ou adotados, dada a criticidade dos casos e a idade avançada para adoção.

“A extrema pobreza dos pais, o uso de álcool e drogas, doenças mentais dos responsáveis ou a falta de condições materiais em famílias nas quais os papéis de mãe e pai cabem, ao mesmo tempo, a uma só pessoa acarretaram passagens de crianças e adolescentes por abrigos ou entidades de acolhimento. Identificadas as limitações e delineadas as estratégias de superação, evitamos reincidências assegurando a essas crianças e esses adolescentes o direito à convivência familiar sem riscos, por meio do fortalecimento das famílias e de seus filhos, com o apoio de uma verdadeira rede de proteção social formada por organizações não governamentais, órgãos do governo e outros atores”, explica a coordenadora do projeto, Dirce França.

Segundo Dirce, no Reconstruindo Vínculos, as famílias são preparadas mediante ações pedagógicas que ensinam a elas, por exemplo, como cuidar de bebês, crianças e jovens e a organizar um lar. As crianças e os jovens, por sua vez, têm suas habilidades e competências identificadas, desenvolvidas e valorizadas. Eles visitam também museus, centros culturais e artísticos, para se inserirem no mundo como cidadãos reflexivos e acampam no entorno de Brasília praticando a tomada de decisões. A ideia é que aprendam a ter responsabilidade e autonomia e a resgatar sua cidadania e seus direitos por meio da educação, superando, assim, desigualdades e dificuldades.

“Muitos jovens que recebemos mal sabiam escrever o próprio nome. Hoje, todos melhoraram o rendimento escolar. Eles cursam oficinas da palavra, onde desenvolvem a expressão escrita e aperfeiçoam a expressão oral por meio de teatro. No fim, é produzido um livro com contos e fotonovelas que eles produzem. Há, também, oficina de Informática, que inclui aulas de Word, Excell, Power Point e Internet. Por fim, temos uma oficina denominada Construção de Projeto de Vida, que tem como objetivo preparar o

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE