Petrobras . Agência Petrobras

Livros sobre o pré-sal são destinados para escolas municipais da Região Sul

Publicado em: 20/03/2015 17:26:53

Petrobras destina livros sobre o pré-sal para escolas municipais da Região Sul

Patrocinado pela companhia, publicação passa a ser ferramenta pedagógica para alunos da rede pública de quatro municípios

A Petrobras realizou nesta sexta-feira (20/03) o repasse do livro "O Brasil e o Mar - do Descobrimento ao Pré-Sal" para a Secretaria de Município da Educação (Smed), de Rio Grande (RS). No total, serão destinados 450 exemplares para a secretaria, que distribuirá a professores e bibliotecas escolares, e 2,5 mil à 18ª Coordenadoria Regional de Educação, que utilizará a obra como ferramenta pedagógica para alunos do 3º ano do ensino médio, das redes municipais de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Patrocinado pela Petrobras, o livro é de autoria da professora Maria de Lourdes da Rocha Pirangine e consiste na retrospectiva histórica e reflexão sobre o mar territorial brasileiro, desde o descobrimento até os dias de hoje. Nesse contexto, a obra trata da importância do mar e principalmente da indústria naval, em desenvolvimento na região de Rio Grande. "O livro possibilitará que os jovens conheçam a trajetória e os investimentos na área da indústria do petróleo e gás, ressaltando a indústria naval, com a construção de plataformas de petróleo em Rio Grande e São José do Norte, o que até pouco tempo era desconhecido de nossa região.", salientou Riomar Almeida, que representou a companhia na solenidade, ocorrida no prédio da própria secretaria.

Com linguagem adequada ao público-alvo, a autora incentiva os alunos a darem continuidade aos estudos, principalmente em áreas ligadas a indústria do Petróleo e Gás. O livro está dividido em cinco partes - O Mar e a História do Brasil, Petróleo Brasileiro, Camada Pré-Sal, Petrobras e Polo Naval do Rio Grande. A realização é da Academia Rio-Grandina de Letras.

Membro da Academia Rio-Grandina de Letras, Maria de Lourdes da Rocha Piragine é professora e pedagoga com especialização em Tecnologia Educacional pela FURG. Como apaixonada pela construção naval e pelo mar, a escritora publicou anteriormente o livro "Memórias do Estaleiro Estevam Plana Martins – meu avô". Sua trajetória literária conta com a autoria de 12 obras didáticas, com temáticas que evolvem áreas como História Regional e do Brasil, assim como outros dois livros lançados em Portugal: "Rio Grande Portuguesa com Certeza" e "Histórias de Vidas Luso-Rio-Grandinas".

A cerimônia de entrega contou também com a presença da própria autora da obra, do secretário de município de Educação, André Lemes, e da coordenadora da 18ª CRE, Janete Pinto.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE