Petrobras . Agência Petrobras

Programa Petrobras Jovem Aprendiz inicia atividades no Rio Grande do Norte

Publicado em: 26/01/2015 15:12:28

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), que completa nove anos em 2015, terá suas atividades iniciadas no Rio Grande do Norte no próximo dia 9 de fevereiro. Esta é a quarta edição do projeto, que já formou 442 jovens norte-rio-grandenses e, ao todo, este ano, ofereceu 120 vagas, sendo 31 em Natal, 47 em Mossoró, 21 em Alto do Rodrigues e 21 em Guamaré.

A Petrobras incentiva a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho, promovendo qualificação pessoal e profissional. Por meio do seu Programa Petrobras Jovem Aprendiz, a empresa oferece oportunidade de um futuro melhor para os jovens entre 15 a 21 anos que frequentam o ensino regular e residem no entorno das unidades da companhia. Os aprendizes ficam durante dois anos no PPJA, com carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, e recebem um salário mínimo nacional e auxílio para refeição e transporte.

Wilklécia Raquel Silva de Oliveira, 18 anos, viveu a experiência de ser uma aprendiz da Petrobras no Rio Grande do Norte. Quando ingressou no projeto, aos 16, a jovem se qualificou no curso de assistente administrativo e acredita que a oportunidade trouxe novas perspectivas de vida. “Ao fim do programa fui contratada pela empresa. O PPJA foi, e sempre será, uma experiência de vida para mim. Aqui aprendi muito e descobri novas oportunidades, tanto que estou tentando uma vaga na universidade para o curso de administração. Esse interesse surgiu aqui, com o programa”, destaca Wilklécia, que foi concluinte da terceira edição do programa no RN, em junho de 2014.

Em todo país, o PPJA já qualificou mais de 5 mil jovens que atuam nas áreas administrativas, operacionais e em laboratórios de pesquisa. Outros 3 mil alunos frequentam cursos em todo o país. No total, serão mais de 8 mil jovens capacitados nos 9 anos do programa.

O PPJA é dividido em três fases. A primeira é a Formação Básica, feita nas instituições sociais conveniadas com a Petrobras, onde os participantes recebem aulas de cidadania, responsabilidade social, mundo do trabalho e prevenção contra drogas, entre outras. Em seguida, vem a Qualificação Técnica-Profissional, realizada nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Por último, a Vivência Profissional, com atividades práticas acompanhadas por profissionais da companhia.

Sobre o PPJA

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei Federal nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho.

Saiba mais em:

http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/oportunidades-de-qualificacao/jovem-aprendiz/

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE