Petrobras . Agência Petrobras

Programa de Criança chega aos cinco anos e supera expectativas de pedagogos

Publicado em: 15/12/2014 16:33:21

Projeto apoiado pela Petrobras formou sua primeira turma

O Programa de Criança de Araucária (PR), apoiado pela Petrobras, formou a sua primeira turma neste mês. As 68 crianças superaram as expectativas nas avaliações elaboradas pela equipe pedagógica do projeto, que oferece atividades recreativas, educativas, culturais e esportivas no contraturno escolar a crianças de 5 a 13 anos de idade, alunos de escolas públicas localizadas nas redondezas da Refinaria Presidente Getulio Vargas (Repar).

Iniciado em 2010, o projeto é realizado nas instalações do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe Araucária) na Repar. Ao todo, o Programa de Criança atende a 374 crianças de cinco escolas municipais de Araucária e Curitiba (do Tatuquara, bairro próximo à Repar). É fruto de uma parceria entre Petrobras, Cepe, Sesi-PR, além das secretarias municipais de Educação das duas cidades.

Cada participante recebe acompanhamento permanente de assistentes sociais para a avaliação dos resultados do trabalho e seu impacto no desenvolvimento, além de aspectos como convivência familiar. O projeto tem interfaces com conselhos tutelares e redes de proteção para violência contra crianças e adolescentes vinculados às escolas parceiras do programa.

“As 68 crianças que participaram desta formatura mostraram avanços consideráveis e consistentes em 22 itens das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Esporte, Recreação e Lazer e Convívio Social, segundo avaliação feita pelos professores”, explica Enéias Germano Pereira, coordenador administrativo do Programa de Criança e assistente social do Sesi-PR, instituição responsável por operacionalizar o trabalho.

“A escola e os pais das crianças também percebem e relatam os progressos”, afirma Pereira. Os professores do Programa de Criança utilizam como parâmetro o currículo escolar para avaliar as competências e habilidades esperadas das crianças em cada faixa etária.

Na avaliação de “Leitura fluente de textos”, 83% das 68 crianças tiveram bom desempenho, e os 17% restantes conseguiram atingir parcialmente o esperado. Na competência “Realizar cálculos com as quatro operações”, todas as 68 crianças alcançaram os resultados esperados.

Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos

O Programa de Criança faz parte do Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, que investe em projetos com foco em Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade; Direitos da Criança e do Adolescente; Florestas e Clima; Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE