Petrobras dá início à produção do campo de St. Malo, em águas ultraprofundas do Golfo do México norte-americano

Publicado em: 02/12/2014 16:11:58

A Petrobras informa que teve início hoje, 2/12, a produção do campo de St. Malo, localizado a aproximadamente 450 km ao sul de Nova Orleans, Louisiana, nos Estados Unidos. A profundidade de água é de cerca de 2.100 metros na área de Walker Ridge, no Golfo do México, e a profundidade do reservatório é de 8.077 metros.

Descoberto em 2003, St. Malo dispõe de um sistema de completação conectado a uma unidade de produção semi-submersível. A plataforma Jack/St. Malo é compartilhada pelos campos de St. Malo e Jack e tem capacidade de produção de 170 mil barris de petróleo e 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por dia, com possibilidade de futura expansão. É a maior plataforma semi-submersível em deslocamento instalada no Golfo do México americano, projetada para operar por pelo menos 30 anos.

A Petrobras no Golfo do México

A Petrobras é líder em operações em águas ultraprofundas, devido à sua experiência e tecnologia desenvolvidas nas operações offshore no Brasil. St. Malo é o terceiro campo em águas ultraprofundas em que a Petrobras atua no Golfo do México, nas camadas geológicas do Terciário Inferior (formadas entre 23 e 65 milhões de anos atrás).

Também no Terciário Inferior, a Petrobras opera nos campos de Cascade e Chinook, em produção desde 2012, com o navio-plataforma BW Pioneer, o primeiro FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) aprovado para operar no setor americano do Golfo do México. Além disso, a Petrobras tem participação nos campos de Tiber, Lucius, Hadrian South e Hadrian North, todos com significativas reservas de petróleo e gás.

A Petrobras tem 25% de participação no campo de St. Malo. A Chevron, por meio de suas subsidiárias Chevron U.S.A. Inc. e Union Oil Company of California, é a operadora com 51%. A Statoil Gulf of Mexico LLC tem 21,4%, a ExxonMobil e a Eni Petroleum US LLC possuem 1,25%, cada. A Petrobras ainda detém 15% de participação na plataforma Jack/St. Malo.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE