Petrobras . Agência Petrobras

Seminário discutirá produção agrícola sustentável na Amazônia

Publicado em: 01/12/2014 17:46:32

Evento patrocinado pela Petrobras discutirá temas relevantes ao projeto Florestas de Valor, que atua para a conservação florestal no Pará.

A Petrobras e o projeto Florestas de Valor, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) promovem, no dia 4 de dezembro, o seminário “Diálogos sobre Agroecologia e Mercado Ético na Amazônia”. O evento será realizado das 13h às 22h, no Beloalter Hotel, em Santarém, no Pará.

O projeto Florestas de Valor consolida ações do Imaflora nos últimos anos, voltadas para o fortalecimento das cadeias de produtos florestais não madeireiros e para a conservação de florestas em três regiões do estado do Pará: na Calha Norte do Rio Amazonas, na Terra do Meio e no município de São Félix do Xingu.

A iniciativa ainda facilita a consolidação de parcerias comerciais para produtos florestais não madeireiros e a produção agrícola através de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Alguns exemplos dos produtos envolvidos nas ações de comercialização e SAFs são copaíba, cacau, cumaru, castanha, açaí, cupuaçu, babaçu e borracha proveniente do látex da seringueira. “A principal contribuição para a sustentabilidade dessas regiões está relacionada à geração de renda a partir de atividades sustentáveis e a contribuição para redução do avanço da agricultura sobre as áreas florestais. Com isso, valorizamos a floresta em pé, contribuindo para a permanência das populações locais em suas áreas, que, por sua vez, inibe invasão e usos predatórios dos recursos”, explica Leo Ferreira, coordenador do projeto.

No seminário será lançada também uma produção audiovisual que mostra como o projeto e as comunidades envolvidas conseguiram estabelecer um protocolo comunitário para facilitar a comercialização e agregar valor aos produtos agroextrativistas. Os protocolos comunitários são documentos orientadores para relações comerciais entre comunidades e empresas. Como um cartão de visita, o documento apresenta a comunidade, seus produtos e como pretende se relacionar com a outra parte em relações comerciais.

Programa Petrobras Socioambiental

O apoio da Petrobras ao projeto Florestas de Valor, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, completa um ano. A Petrobras prevê investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Serviço

Data: 04/12
Horário: 13h às 22h
Local: Beloalter Hotel (Rua Pedro Teixeira, nº 500 – Santarém-PA)
Informações e inscrições: http://www.imaflora.org

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE