Petrobras . Agência Petrobras

Projeto patrocinado pela Petrobras profissionaliza catadores de materiais recicláveis

Publicado em: 28/11/2014 16:04:42

Iniciativa, que visa qualificação profissional e reinserção social, será gerida pela própria comunidade, contribuindo para geração de renda sustentável em Fortaleza

Há um ano, o projeto Coletando para a Vida, idealizado pelo Instituto Chico Mendes e patrocinado pela Petrobras, capacita catadores de materiais recicláveis em Nossa Senhora Aparecida, comunidade do bairro Papicu, em Fortaleza (CE). No local, onde vivem sete mil pessoas, os participantes do projeto e seus familiares primeiramente receberam qualificação profissional. E, a partir da última quinta-feira (27/11), eles iniciam um novo ciclo: a própria comunidade fará a gestão do projeto, por meio da Cooperativa de Desenvolvimento Socioambiental Sustentável Nossa Senhora Aparecida. 

Contemplado pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades, o projeto qualifica os catadores de material reciclável para uma reinserção na sociedade, com foco na geração de renda e resgate da cidadania. O trabalho envolveu 12 catadores. Todos foram capacitados, cadastrados e ganharam uniformes. Na sua formação, receberam orientações sobre segurança para o trabalho, preservação do meio ambiente e reciclagem de materiais. Além disso, foi trabalhado o aspecto psicoemocional, buscando fortalecer a autoestima e a identidade como indivíduo e comunidade.

Na sequência, esses profissionais foram apresentados aos geradores de resíduos como padarias, indústrias de confecções, concessionárias, shoppings. Os resíduos desses estabelecimentos vão exclusivamente para esses catadores cadastrados, gerando sua matéria prima e fonte de renda.

Os familiares e outras pessoas da comunidade também foram beneficiadas pela iniciativa. Elas participaram de cursos em que aprenderam a reciclar os resíduos, transformando-os em artesanato. Foram capacitadas cerca de 100 pessoas que transformaram retalhos de tecidos em tapetes, sacolas plásticas em bolsas, cds em guirlandas, garrafas pet em bijuterias, entre outros itens.

Os cursos de reciclagem são um estímulo para fomentar a renda familiar e também uma terapia para os frequentadores. “Já tenho encomendas de tapetes. Aprendi a fazer aqui, com retalhos de panos doados por uma grande fábrica de roupas. Eu gosto, ocupa a minha cabeça”, diz a dona de casa Maria Auxiliadora da Silva, que mora há 27 anos na comunidade.

“A Associação Comunitária planeja organizar um bazar para vender os produtos confeccionados”, diz Andrea Monteiro, uma das gestoras do projeto. “Tivemos dificuldades no início para engajar os catadores em virtude de problemas inerentes à sua própria condição de vida. Hoje, visualizamos progressos na comunidade não só pela possibilidade de melhorar a renda, mas acima de tudo, pela autoestima das pessoas”. Segundo ela, o projeto já tem condições de caminhar sozinho. “O ganho foi imenso. Essas pessoas já são profissionais e podem seguir”, afirma Andrea.

Sobre o Instituto Chico Mendes

Fundado em 2004, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação. Seu embasamento ideológico interpreta o homem como o agente transformador capaz de promover avanços ou retrocessos quanto à qualidade ambiental a ser herdada pelas futuras gerações.

Integração Petrobras Comunidades

Criada em 2008, Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública regional voltada para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dessa iniciativa, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, além de garantir a democratização do acesso aos pedidos de patrocínios e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE