Espaço Coral Vivo Mucugê reabre com exposição permanente e tecnologia de ponta

Publicado em: 27/11/2014 13:11:17

Com o patrocínio da Petrobras, o Espaço Coral Vivo Mucugê, em Porto Seguro, na Bahia, foi completamente reformado e, agora, aliando tecnologia de ponta e um acervo centenário, reabre ao público com uma exposição permanente sobre corais na região mais rica em recifes de corais de todo o Atlântico Sul. A reinauguração será amanhã, em 28 de novembro. A  entrada é gratuita. 

No espaço, estão expostos painéis informativos que explicam o nascimento, a alimentação e a reprodução dos corais, fotografias, vídeos em 3D e uma coleção de colônias centenárias de esqueletos de corais do Brasil e do exterior emprestada do acervo do Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Na Tela Interativa Teia Alimentar, a tecnologia propicia ao visitante a sensação de estar no mar, em meio à vida marinha.

“Quando o visitante toca em um dos animais marinhos, são apresentadas informações sobre os hábitos daquele animal e, caso clique na alternativa de eliminá-lo, os impactos da extinção são apresentados”, explica a bióloga marinha Débora Pires, coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras. 

Um jogo na Tela Interativa Ambientes Marinhos reúne personagens que mostram o impacto das ações do homem em ecossistemas como os bancos de corais.

Os objetivos da exposição são explicar a importância dos corais, sensibilizar os visitantes para o que ocorre no fundo do mar e mostrar como as atitudes humanas podem impactar os ecossistemas marinhos. Os visitantes também podem assistir a vídeos de projetos da Rede Biomar, que atua de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil nos segmentos de pesquisa e conservação de espécies. Todos os projetos (Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar) são patrocinados pela Petrobras.

O Projeto Coral Vivo é copatrocinado pelo Eco Parque Arraial d’Ajuda e tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa deverá investir R$ 1,5 bilhão, até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

SERVIÇO:


Espaço Coral Vivo Mucugê - Exposição permanente alia alta tecnologia a um acervo de colônias centenárias de corais para sensibilizar o público sobre conservação da biodiversidade marinha.


Abertura ao público dia 28/11, com entrada gratuita


Funcionamento: De segunda a sábado, das 16h às 23h. No verão, funciona de quarta a segunda-feira, das 14h às 23h, e fecha todo primeiro domingo do mês.

Endereço: Rua do Mucugê, 402, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Bahia.


Mais informações sobre o Projeto Coral Vivo: www.coralvivo.org.br e www.fb.com/CoralVivo

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE