Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras assina contrato para patrocínio a projetos sociais no Norte

Publicado em: 19/11/2014 16:40:46

Iniciativas do Amazonas, Roraima, Acre e Pará são contempladas pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades

A Petrobras assinou contratos para patrocínio a 12 projetos sociais dos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Pará. As iniciativas foram contempladas por meio da seleção pública Integração Petrobras Comunidades, destinada a ações desenvolvidas em municípios do entorno de unidades da companhia. O evento ocorreu na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Amazônia (UO-AM), em Manaus.

Serão destinados cerca de R$ 3,5 milhões, no período de dois anos, às iniciativas contempladas. Cada instituição receberá até R$ 300 mil para atuar com foco em educação para qualificação profissional, geração de renda e oportunidade de trabalho ou garantia dos direitos da criança e do adolescente. As atividades são acompanhadas de perto pela Petrobras durante a implementação e execução dos projetos por meio de relatórios, prestação de contas e visitas periódicas às instituições.

Segundo o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, a seleção pública regional possibilita o fortalecimento institucional das organizações da sociedade civil e a intensificação de vínculos que potencializam o relacionamento local. “Esta é uma iniciativa construída coletivamente. Dessa forma, reforçamos e fortalecemos os vínculos com as instituições parceiras”, afirmou.

Os 33 projetos recebidos da região Norte passaram por triagem administrativa, avaliação técnica até chegar à escolha final, sendo selecionadas 12 iniciativas. No Amazonas, os projetos são de Manaus, Carauari, Tefé e Coari. Houve projetos selecionados em Caracaraí (Roraima), Cruzeiro do Sul (Acre) e Belém (Pará).

Integração Petrobras Comunidades

Criada em 2008, a Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública voltada exclusivamente para o desenvolvimento de iniciativas em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dela, a empresa reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, além de promover a democratização do acesso a esses recursos e a transparência na escolha dos projetos selecionados.

Sobre os projetos contemplados:


AMAZONAS

Projeto: Comércio Ribeirinho da Cidadania e Solidário II
Nome da instituição: Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc)
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto vai promover a certificação do pirarucu e o manejo sustentável do açaí, importantes atividades da economia local. O objetivo é promover a geração de renda e inclusão social das famílias ribeirinhas do Médio Juruá.
Município: Carauari

Projeto: Produção de Alevinos de Peixes Amazônicos: Geração de Renda e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva na Aquicultura do Município de Coari, no Médio Solimões
Nome da instituição: Associação dos Aquicultores de Coari
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto tem o objetivo de produzir alevinos de peixes amazônicos na Unidade de Produção de Alevinos de Coari para abastecer as pisciculturas familiares da Coari, no Médio Solimões.
Município: Coari

Projeto: Plano de Qualificação Profissional para Pessoas que Atuam no Transporte Fluvial de Coari
Nome da instituição: Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial de Coari-AM
Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O objetivo é promover cursos de qualificação profissional para futuros trabalhadores do transporte aquaviário de Coari. O objetivo é instrumentalizar esse público para que desenvolva suas ações prezando pela segurança e proteção das pessoas que se tornarão seus clientes.
Município: Coari

Projeto: Agricultura Familiar: Hortifrutigranjeiros ao Alcance de Todos
Nome da instituição: Associação Comunitária ds Produtores Rurais da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Aproducida)
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto tem o objetivo de ampliar o processo de escoamento e comercialização de hortifrutigranjeiros da associação.
Município: Coari

Projeto: Comunidade em Ação
Nome da instituição: Womarã- Associação Cultural, Ambiental e Tecnológica
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: O projeto visa promover a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social e moradoras da comunidade Jardim Mauá, em Manaus. O objetivo é tornar as participantes empreendedoras de negócios sustentáveis.
Município: Manaus

Projeto: Preparatório Social - Vestibulinho
Nome da instituição: Fundação Nokia de Ensino
Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O objetivo é preparar alunos de escolas públicas do bairro do Mauzinho para exames de escolas de referência de Manaus. São ministradas aulas de matemática, língua portuguesa e robótica educacional. O projeto permite que, ao serem aprovados nessas instituições, cursem o ensino médio com excelência e de forma gratuita, possibilitando alcançar novos horizontes.
Município: Manaus

Projeto: Projeto Ballet Borboleta Azul
Nome da instituição: Associação Beneficente Social Violeta
Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O projeto visa desenvolver um trabalho de arte educação voltado para a dança, tendo o balé clássico como referência. O objetivo é trabalhar a formação cultural e artística de cada participante, em prol de seu desenvolvimento e aprendizagem na arte.
Município: Manaus

Projeto: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
Nome da instituição: Associação Amigos do PROERD Manaus
Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O objetivo é implantar uma política proteção baseada na articulação de diferentes instâncias e atores envolvidos em ações de prevenção contra o uso de drogas.
Município: Manaus

Projeto: Energia Solar nas Ondas do Rádio
Nome da instituição: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Linha de atuação: Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto consiste em promover conhecimento de energias renováveis, a aplicabilidade de energia fotovoltaica e o protagonismo do processo comunicativo comunitário para jovens de áreas urbanas e rurais de Tefé.
Município: Tefé

PARÁ
Projeto: Amazônia Justa
Nome da instituição: IBJ - Instituto Brasil Justo
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho e Educação para Qualificação Profissional
Resumo: O projeto prevê apoiar associações de pequenos empreendedores da Amazônia que estão capacitados em negócios sustentáveis, capazes de gerar renda, conservar o meio ambiente e diminuir as desigualdades sociais. O objetivo é fortalecer as associações comunitárias e iniciativas socioambientais, contribuindo para sustentabilidade e melhor distribuição de renda na Amazônia.
Município: Belém

ACRE
Projeto: Projeto Renascer Infância e Juventude
Nome da instituição: Missão Família Obra Irmã Demetria
Linha de atuação: Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Resumo: O projeto prevê promover a cidadania e garantir os direitos da criança, do adolescente e de jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente os que estão na rua e sob o risco do uso de drogas, abuso e exploração sexuais, exploração do trabalho infantil e violência familiar, em Cruzeiro do Sul, no Acre.
Município: Cruzeiro do Sul

RORAIMA
Projeto: Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar de Petrolina do Norte
Nome da instituição: Associação de Moradores Aquicultores Pescadores Ribeirinhos Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária do Município de Alto Alegre (Asmovil)
Linha de atuação: Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
Resumo: A iniciativa prevê ampliar a cadeia produtiva da piscicultura familiar em Petrolina do Norte, aumentar a renda e fortalecer a gestão ambiental por meio da capacitação, assistência técnica, produção e comercialização do pescado. A ação visa ainda valorizar as iniciativas socioeconômicas das famílias envolvidas no projeto.
Município: Caracaraí

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE