Projeto Ilhas do Rio realiza exposição gratuita sobre Ilhas Cagarras

Publicado em: 12/11/2014 18:08:29

Patrocinado pela Petrobras, projeto reúne exemplares da fauna e flora local

Com o objetivo de buscar o envolvimento da população no apoio à conservação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), o Projeto Ilhas do Rio realiza, a partir de hoje (12/11), uma nova Exposição Interativa, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com entrada gratuita. Após três anos de trabalho, o projeto concretizou a proposta inédita de desvendar a fauna e flora de uma das principais biodiversidades do Rio de Janeiro. A exibição será lançada com material único, que reúne fotos e documentário, além de 40 exemplares de peixes, invertebrados marinhos, répteis e anfíbios; conchas e corais; e amostras empalhadas das aves fragata, pinguim e urubu.

Realizado pela ONG Instituto Mar Adentro, o projeto também exibirá ilustrações em aquarela de autoria de Pedro R. Pagnoncelli que revelam a grande diversidade de espécies aquáticas e terrestres encontrada ao longo das principais ilhas que compõe o arquipélago: Cagarra, Comprida, Palmas e Redonda, além das Ilhas Maricás, Tijucas e Rasa, recentemente incorporadas ao projeto. As aquarelas fazem parte da ilustração do livro “História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras”, um dos dez finalistas do prêmio Jabuti 2014 na categoria Ciências Naturais.

Com aproximadamente 80 fotos exclusivas, os visitantes poderão ter uma visão ainda mais ampla da biodiversidade local, incluindo imagens de duas novas espécies descobertas: a perereca-de-bromélia (Scinaxgr. Perpusillus), que só ocorre nesta região, e uma nova espécie de barata (Hormética.sp). A exposição também terá ciclo de palestras e atividades lúdicas com o objetivo de gerar mais conhecimento e interesse, especialmente nas crianças.

O Projeto Ilhas do Rio conta com o Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e desde seu início, em 2011, o principal objetivo é fornecer dados científicos para a elaboração do Plano de Manejo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras). O resultado das pesquisas também é utilizado na educação de crianças, jovens e adultos de diversos segmentos da sociedade sobre a temática do MoNa Cagarras, com produção e divulgação de material audiovisual, palestras, exposições e coleção biológica didático-científica.

Programa Petrobras Socioambiental
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras prevê investir R$ 1,5 bilhão, até 2018, em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Serviço

Evento: Expo Interativa do Projeto Ilhas do Rio
Data: 12 a 16/11
Horário: das 9h às 16h
Local: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - R. Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Entrada gratuita

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE