Moody's revê classificação de risco e mantém o Grau de Investimento

Publicado em: 21/10/2014 21:09:40

A Petrobras comunica que a agência de classificação de risco Moody’s anunciou a revisão do nível de risco (rating) da dívida em moeda estrangeira e local da Petrobras de Baa1 para Baa2 com perspectiva negativa, mantendo o Grau de Investimento.

Esta revisão, segundo a Moody´s, reflete a alta alavancagem financeira e a expectativa da agência de que um declínio significativo da mesma somente ocorra após 2016, contrariando as expectativas originais da agência.

Na visão da Moody´s, ainda que a Petrobras tenha sido relativamente bem sucedida na execução de seu programa de investimentos e nas suas metas de produção, o aumento do endividamento como consequência da desvalorização do real, perdas no segmento de downstream (Abastecimento) relacionadas com a defasagem entre os preços internacionais e domésticos e o aumento da necessidade de financiamento, são fatores que pesam na avaliação.

Ainda, segundo a agência, os menores preços internacionais de petróleo se mantidos em longo prazo, poderão ser benéficos para o segmento de downstream, mas afetarão negativamente as operações de upstream (Exploração e Produção). Em relação aos investimentos da companhia, a Moody’s acredita que, ainda que haja uma redução em 2015,  ela não deverá ser suficiente para uma redução acelerada do endividamento, em um ambiente de depreciação do real. Neste ambiente, segundo a agência, a desalavancagem ocorreria em um ritmo mais lento do que o inicialmente antecipado.

De acordo com a Moody’s, o rating de Baa2 da Petrobras é embasado por sua larga base de reservas e dominância na indústria do petróleo no Brasil, com uma posição de liderança, descobertas significativas no pré-sal, produção crescente e expertise tecnológico. O rating da Petrobras considera também o suporte extraordinário do Governo Federal num cenário de estresse.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE