Petrobras . Agência Petrobras

Seleção Brasileira de Judô disputa Mundial 2014 na Rússia

Publicado em: 22/08/2014 12:50:00

A Seleção Brasileira de Judô disputa a partir desta segunda-feira (25) o Mundial 2014, que será realizado até 31 de agosto na cidade de Chelyabinsk, na Rússia. Dezoito atletas representam o Brasil - nove no masculino e outros nove no feminino. Destes, 12 serão cabeças-de-chave em suas categorias na competição individual. Os cabeças-de-chave são os oito atletas melhores colocados em cada categoria e que, teoricamente, tem uma chance de vitória maior na chave porque só se enfrentam nas fases mais decisivas. A partir das quartas-de-final, o atleta derrotado tem o direito de voltar na repescagem. A Petrobras patrocina o judô brasileiro desde junho de 2013.

O objetivo do Brasil para o Mundial, traçado pela gestão de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), é que os brasileiros disputem pelo menos quatro finais, repitam as cinco medalhas no feminino do último Mundial, disputado no Rio de Janeiro ano passado, e superem o desempenho no masculino, quando apenas Rafael Silva ficou com a prata entre os pesados. Na disputa por equipes, a meta é chegar ao pódio tanto no masculino quanto no feminino. No último Mundial, o Brasil fez sua melhor campanha no número de medalhas. Foram seis medalhas, sendo uma delas a histórica medalha de ouro de Rafaela Silva, a primeira campeã mundial sênior do país. A judoca carioca está em segundo lugar no ranking mundial, atrás apenas da alemã Myriam Roper.

Os integrantes da equipe brasileira são Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg) e Sarah Menezes (48kg) que lutam no dia 25; Charles Chibana (66kg) e Érika Miranda que competem no segundo dia do Mundial; Alex Pombo (73kg), Rafaela Silva (57kg) e Ketleyn Quadros (57kg) que sobem ao tatame no dia 27; Victor Penalber (81kg) e Mariana Silva (63kg) que combatem no dia 28; Tiago Camilo (90kg), Bárbara Timo (70kg) e Mayra Aguiar (78kg) que entram em ação no dia 29; e, no último dia do Mundial Individual, lutam Luciano Correa (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Rochele Nunes (+78kg). No dia 31 será disputada a competição por equipes.

O patrocínio da Petrobras ao judô faz parte do Plano Brasil Medalhas, do Governo Federal. Além do judô, a Petrobras apoia desde 2011, dentro do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, as modalidades boxe, esgrima, levantamento de peso, remo e taekwondo. O objetivo principal do patrocínio é oferecer as melhores condições para o desenvolvimento dos atletas das cinco modalidades contempladas para que o Brasil seja bem representado nas principais competições internacionais.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE