Internautas podem colaborar para mapeamento de animais em Mato Grosso

Publicado em: 28/07/2014 16:01:16

Já está em operação um sistema online que possibilita qualquer pessoa a contribuir para o inventário da fauna da região de Cáceres (MT) que está sendo elaborado pela equipe do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Graças ao sistema, denominado Inaturalist e desenvolvido pela Universidade do Kansas, é possível postar pelo celular ou pelas redes sociais (Google +, Flicker, Picasa, Facebook) fotos de animais da região de Cáceres acompanhadas de indicações precisas da localização do animal obtidas por GPS. Assim, será possível que os pesquisadores saibam onde circulam as espécies, com qual frequência, se os animais são os mesmos ou são distintos e quais são seus habitats e hábitos. Basta acessar www.bichosdopantanal.org/georreferenciamento, clicar nos ícones de animais e se logar no sistema via redes sociais ou por intermédio de cadastro do site.

Essas informações, além de outras resultantes do mapeamento de toda a fauna de Cáceres, vão gerar conhecimento científico a ser disponibilizado no site do projeto e transformado em material didático para a educação ambiental em escolas públicas da região.

O conteúdo também servirá para a sensibilização de turistas, pescadores, moradores das comunidades do entorno e a capacitação de monitores e guias de ecoturismo.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE