Petrobras apoia projeto de inclusão produtiva de trabalhadores rurais no Maranhão

Publicado em: 26/06/2014 17:26:34

O Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro) promoverá no próximo dia 26 de junho, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em São Luís, café da manhã de lançamento oficial do projeto Viva Vereda, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 

O projeto está sendo desenvolvido desde o final de 2013 nos assentamentos rurais Vereda e Rio Grande, localizados entre os municípios de Barreirinhas e Santa Quitéria, com o propósito de ampliar as oportunidades de qualidade de vida e trabalho da população que integra essas comunidades, formadas por moradores que sobrevivem do cultivo da mandioca, milho e feijão.

A iniciativa contempla 120 pessoas com programas de formação voltados para a avicultura, horticultura, fabricação de farinha, artesanato, segurança alimentar e educação ambiental.

Os cursos são oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Além da capacitação, os produtores rurais têm acompanhamento com assistência técnica e irão elaborar quatro planos de negócios para o desenvolvimento das atividades produtivas.

Para a Petrobras, apoiar essa iniciativa traduz seu compromisso com a inclusão e a qualidade de vida dos agricultores familiares da região. A iniciativa também visa agregar valor à produção de farinha de mandioca com a construção de uma Fábrica de Farinha, prevista para o próximo quadrimestre de 2014. Além da conclusão de uma horta já iniciada pelos produtores.

Com o viés de produção de renda baseada na diversificação das técnicas de cultivo e produção, estão previstas no projeto as construções de um aviário e de um Centro Educacional, onde funcionarão as salas de aulas, o escritório e um depósito do projeto.

Programa Petrobras Socioambiental

Os assentamentos Vereda e Rio Grande já foram contemplados com o apoio da Petrobras em seleção pública com o projeto “Revegetação das Nascentes do Rio Preguiças”. A parceria foi destinada à recuperação da mata ciliar, vegetação que fica à beira dos rios e mananciais responsável por evitar o processo de acúmulo de areia de solo desprendido nas erosões, processo conhecido como assoreamento.

Agora, as comunidades contam com o projeto “Viva Vereda”, que integra o Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018 em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Serviço
Evento: Café da manhã para lançamento oficial do Projeto Viva Vereda, apoiado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Data: 26/6
Horário: 8h
Local: Salão de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) – Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Bequimão.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE