Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras, Funcern e Governo do RN entregam laboratórios de ciências em Mossoró

Publicado em: 30/05/2014 10:27:35

A iniciativa faz parte do Projeto Espaço do Conhecimento, onde dez laboratórios distribuídos em três escolas foram reformados e equipados

A Petrobras, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) inauguraram hoje (30/05) as novas instalações dos laboratórios de química, física, matemática, biologia e informática da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho e do Centro de Educação Elizeu Viana, ambos em Mossoró. A iniciativa faz parte do Projeto Espaço do Conhecimento, criado em setembro de 2012 dentro do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como objetivo estimular a iniciação científica para alunos do ensino médio de duas escolas da cidade de Mossoró e uma em Pendências.

A solenidade foi realizada na escola Abel Coelho, e em seguida, a comitiva formada pelas instituições seguiu para uma visita guiada no Centro de Educação Elizeu Viana. O projeto compreende a reforma e equipagem dos laboratórios, a capacitação do corpo docente e a realização de atividades pedagógicas que aproximem a ciência do cotidiano dos alunos, facilitando, assim, o processo de aprendizagem das ciências da natureza e da matemática.

O gerente do Ativo de Produção em Mossoró, Adelbaldo de Oliveira Silva, destacou a participação da Petrobras no projeto. “A Petrobras é uma empresa socialmente responsável, por isso estamos aqui hoje. Nós temos consciência sobre a importância da educação para a sociedade, sabemos dos benefícios que iniciativas como essas trazem para a comunidade”, destaca o gerente.

Durante o período de construção do projeto foram oferecidas aos alunos atividades de conscientização e escolha das lideranças, oficina de introdução às mídias sociais, curso de fotografia e filmagem, como também oficinas de sensibilização, mobilização e treinamento para elaboração de trabalhos a serem apresentados em feiras de ciências. Além dessas ações, estão sendo trabalhados temas transversais como ética e cidadania. Também estão previstas outras atividades como a implantação de hortas pedagógicas e a coleta seletiva nas escolas.

A secretária de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, Betânia Ramalho, agradeceu a oportunidade e parabenizou todos os parceiros. A gestora pediu empenho dos alunos, para que aproveitem a oportunidade de ensino, sempre buscando o conhecimento e o desenvolvimento social. “Eu desejo que todos façam a sua parte, tanto os professores como os alunos, aproveitem para protagonizar suas vidas, suas histórias, agora as condições estão sendo oferecidas”, disse.

Com o projeto, a ideia é transformar as aulas de química, física, matemática, biologia e informática em situações atrativas e de aprendizado diversificado. Ao longo da implantação do Espaço do Conhecimento, as escolas envolvidas participaram de duas feiras de ciências do Semiárido Nordestino em parceria com a UFERSA. Como perspectiva, as instituições pretendem fixar ao projeto o sistema de aulas de reforço, onde, uma vez por semana, estudantes terão direito a acompanhamento escolar em uma disciplina específica.

Para a estudante da escola Abel Coelho, e participante do projeto, Carla Yasmin, a iniciativa trouxe um novo rumo a sua vida, “com o Espaço do Conhecimento minha vida mudou. Hoje eu tenho expectativa, tenho orgulho de participar desse projeto. Hoje nós temos uma estrutura que faz com que todos venham para aula com vontade de estudar”, disse.

Ao todo, 2,6 mil alunos estão sendo beneficiados com o programa que já certificou 70 professores com reformulação pedagógica. Os docentes receberam capacitação com uma proposta elaborada entre a Funcern, a SEEC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Também são parceiros da iniciada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O Espaço do Conhecimento espera capacitar os jovens beneficiados pela ação, os inserido de forma diferenciada no mercado de trabalho e com pretensões base para ingressar em cursos técnicos ou de graduação.

A solenidade contou também com a presença do gerente de Desenvolvimento e Tecnologia da Funcern, Francisco Bernadino de Souza, a coordenadora de Responsabilidade Social do E&P Corporativo Vera Lúcia Vitorino Caliari, a diretora de Institucionalização de Ações de Extensão da Pró-reitoria de Extensão da UERN, Erica Louise de Souza, representado o reitor da instituição, o professor da UFERSA, Felipe Ribeiro e o diretor do IFRN Campus de Mossoró, Jailton Barbosa.
 
Programa Petrobras Socioambiental

O Programa Petrobras Socioambiental apoia iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas, incentivando práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo. Com o conceito Desenvolvimento Sustentável e Promoção dos Direitos, o Programa Petrobras Socioambiental apoia projetos com foco nas seguintes linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE