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Refinaria da Petrobras no Paraná apoia cerca de 400 crianças em projeto de educação

Publicado em: 21/07/2014 11:43:04

O Programa de Criança da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), unidade de refino da Petrobras em Araucária (PR), completa quatro anos e comemora a consolidação de suas atividades educativas nas escolas situadas no entorno da refinaria. A iniciativa vem contribuindo para o desenvolvimento pedagógico e social das crianças ao longo dos anos. Quando foi lançado, em 2010, o programa atendia 88 crianças. Atualmente, 374 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental são beneficiados e em 2015 serão 396. Os investimentos totais somam aproximadamente R$ 6,3 milhões.

Nas escolas, são oferecidas atividades lúdicas, recreativas, culturais e esportivas. O modelo pedagógico adotado permite que o atendimento aos alunos seja feito levando-se em conta o perfil e a necessidade de cada um. Dessa forma, busca-se não apenas a melhoria do desempenho escolar, mas também a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

A gerente de Comunicação da Repar, Elisabete Mayer Pontes, explica que o Programa de Criança segue as diretrizes do Programa Petrobras Socioambiental. “Esse trabalho reflete o compromisso da Petrobras em contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua. Por meio dessa iniciativa, estamos ajudando a garantir um futuro melhor para essas crianças”.

Resultados na prática

Patrocinado pela Petrobras, o programa tem a coordenação e execução do Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) e conta com a parceria das prefeituras de Araucária e Curitiba, além do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe).

Para acompanhar a evolução dos alunos, a equipe pedagógica do Sesi-PR realiza anualmente uma avaliação diagnóstica por área de conhecimento e comportamental. Os resultados obtidos têm apontado o impacto positivo do projeto na vida dos alunos.

O último levantamento feito junto aos pais e às escolas evidenciou a evolução das crianças nos quesitos disciplina, aprendizado e hábitos de higiene e cuidados corporais. (Veja quadro abaixo). Esse diagnóstico norteia as ações a serem implantadas e possíveis adaptações ao planejamento, para que os resultados sejam cada vez melhores.

Vale destacar também a interface com Conselhos Tutelares e redes de proteção a crianças e adolescentes vinculados às escolas parceiras do programa.

A avaliação diagnóstica indica a percepção dos pais ou responsáveis e da escola em relação ao desempenho do aluno após sua inserção no programa. De acordo com a maioria, essa melhoria é percebida “sempre” ou “quase sempre”.

 

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