Petrobras . Agência Petrobras

Projeto de alfabetização Mova-Brasil comemora 10 anos com lançamento de livro

Publicado em: 29/05/2014 18:22:03

O projeto Mova-Brasil lança o livro “Mova-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos”, nesta quinta-feira (29/05), no Forte Orange, em Itamaracá. O livro resgata a memória de um projeto inspirado na metodologia do educador Paulo Freire. Com patrocínio da Petrobras, a iniciativa alfabetizou mais de 200 mil brasileiros e formou cerca de dez mil alfabetizadores na última década. Para o evento de lançamento está prevista uma apresentação em vídeo do projeto e um círculo de diálogo: “O Mova e o analfabetismo no Brasil”.

Há dez anos, a Petrobras, o Instituto Paulo Freire (IPF) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) se uniram para reduzir o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos em diversas regiões do país: o Mova-Brasil. Desde 2003, o projeto prioriza as regiões mais pobres dos seguintes estados para instalação de seus núcleos de alfabetização: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Neste período, o Mova-Brasil vem provocando mudanças na vida dos alfabetizados. Entre as populações alcançadas, indígenas, camponeses, pescadores, trabalhadores informais, pessoas em sistema prisional, entre outras que aos poucos passaram a ler a própria história, e a relativizar o mundo onde vivem, e a compreender seu papel nele.

A previsão é que em 2014 sejam alfabetizadas mais 20 mil pessoas em 1.000 turmas abertas. O Mova-Brasil integra o programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos que deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE