Projeto de combate à desertificação recebe certificação internacional das Nações Unidas

Publicado em: 18/06/2014 16:01:05

O projeto Agroecologia Gerando Renda e Cidadania na Serra de Teixeira, apoiado pela Petrobras e desenvolvido pela ONG Centro de Educação Popular e Formação Social, na Paraíba, foi uma das 16 iniciativas brasileiras certificadas pelo programa Dryland Champions (Campeões das Regiões Áridas), que tem a chancela da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. A iniciativa, desenvolvida no médio sertão da Paraíba, nos municípios de Teixeira, Cacimbas e Maturéia, foi reconhecida pelo trabalho na gestão sustentável do solo, no combate à desertificação e na mitigação dos efeitos da seca. A entrega de certificados foi realizada ontem (17/6), em Brasília, pela ministra Izabella Teixeira, no Ministério de Meio Ambiente, durante celebração do Dia Mundial de Combate à Desertificação.

Entre as ações do projeto para adaptação às mudanças climáticas e para a convivência com a realidade semiárida, destacam-se a captação e manejo de água de chuva tanto para consumo humano como para criação de pequenos animais e produção de alimentos; a construção de banco de sementes e de duas unidades de beneficiamento e extração de polpa de frutas. As ações da iniciativa podem ser conhecidas no blog da ONG: http://cepfs.blogspot.com.br

Criado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio 92, o programa Dryland Champions estabelece padrões de trabalho e metas internacionais para atender às demandas socioambientais nas regiões áridas e semiáridas, particularmente onde residem as populações mais pobres do planeta.

Programa Petrobras Socioambiental


O projeto Agroecologia Gerando Renda e Cidadania na Serra de Teixeira integra o Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa investirá R$ 1,5 bilhão até 2018 em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE