Petrobras . Agência Petrobras

Começam as aulas do Mova-Brasil para redução do analfabetismo no Amazonas

Publicado em: 03/05/2014 17:47:10

O projeto social Mova-Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, começou as aulas inaugurais da 6ª etapa no Amazonas. O Mova-Brasil é desenvolvido há 10 anos pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, pelo Instituto Paulo Freire e pela a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Neste ano, as turmas no estado do Amazonas reúnem aproximadamente 2.500 alunos, divididos em 118 turmas nos núcleos de Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Manaquiri, Manacapuru, Manaus e Parintins. 

As turmas são organizadas em espaços da comunidade (como escolas, igrejas, associações e clubes) com formadores da própria comunidade que são capacitados e supervisionados por educadores do Instituto Paulo Freire.  A ação pedagógica dura aproximadamente oito meses, e é desenvolvida por meio da imersão e da problematização sobre a realidade, fundamentada nos princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site http://www.movabrasil.org.br/ .

Índices
Mais de 200 mil moradores do Amazonas com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever. O número equivale a 8,27% da população do estado, de acordo com dados do censo 2012, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é quase o dobro da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o estado já registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de dez anos de idade foi reduzida em 26,5%

Em 10 anos de parceria com a Petrobras, o Projeto Mova Brasil alfabetizou 172.476 mil brasileiros e brasileiras maiores de 15 anos. A previsão é que de 2013 a 2014 o Mova-Brasil alfabetize 31.550 mil pessoas, divididas em 1.262 mil turmas nos estados de Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro. Em 2013, 1.159 municípios em 10 estados brasileiros foram contemplados com o projeto.

O Mova-Brasil integra o programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Como participar
Para participar das aulas do MOVA-Brasil, os interessados podem procurar as comunidades onde o projeto desenvolve as ações fazendo as inscrições diretamente com os monitores. Além disso, no início de cada etapa sempre são previstas diversas formas de divulgação nas comunidades onde o projeto acontece, além da visita dos monitores às casas dos educandos.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE