Petrobras . Agência Petrobras

Workshop Internacional em Belo Horizonte debate gestão municipal do lixo

Publicado em: 19/05/2014 19:05:05

A rede Cataunidos e o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), instituições com projetos apoiados pela Petrobras, participam de workshop internacional em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (21/05), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O “Workshop Internacional Lixo Zero: Construindo soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos nos municípios” irá reunir especialistas de todo o mundo, estudiosos e catadores de materiais recicláveis para debater e apresentar soluções como a experiência da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, que recicla 80% do seu lixo gerado.

Durante o encontro, realizado pelo Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária, será também aprofundado o debate sobre o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), e a implantação dos Planos Municipais de Gestão de Resíduos. 

Pelo projeto Cataunidos: Reciclar em rede gerando renda e cidadania participam do evento catadores de materiais recicláveis que estão distribuídos em 31 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, Estrada Real e Centro-Oeste, articulados em 33 empreendimentos.  A iniciativa atende cerca de 750 catadores.

O projeto Reunes – Constituição e fortalecimento do trabalho em rede também leva seus integrantes ao evento. Desenvolvido pelo INSEA, atende 186 pessoas que atuam como catadores de materiais recicláveis em oito municípios da região metropolitana da Grande Vitória. O objetivo da iniciativa é fortalecer e consolidar o processo de organização dos catadores e seus empreendimentos solidários, através da constituição da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (REUNES).

As duas iniciativas integram o Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento sustentável e Promoção de Direitos. O programa investirá 1,5 bilhão entre 2014 e 2018 em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Serviço - Worshop Internacional Lixo Zero em Belo Horizonte
Data: Quarta (21/5), das 8h às 18h.
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG
End: Av. João Pinheiro, 100 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Informações e inscrições: www.insea.org.br/lixozero ou pelo telefone: (31) 3295.7270

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE