Projeto Tamar devolve tubarão lixa à natureza

Publicado em: 04/06/2014 18:13:01

O técnico da seleção da Croácia, adversária da seleção brasileira na estreia da Copa, no próximo dia 12, participou da soltura de um tubarão lixa realizada pelo Projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras, hoje (4) à tarde, na Praia do Forte, Bahia. O pedido foi feito pela própria comitiva da Croácia, que soube do projeto assim que chegou à Praia do Forte, onde está hospedada.

Segundo o coordenador do Tamar, Guy Marcovaldi, o tubarão lixa é considerado uma espécie dócil e de fácil captura, e, atualmente, encontra-se em ameaça de extinção no Brasil e em boa parte do mundo. "O tubarão, de aproximadamente oito anos de idade, foi trazido até a base do projeto por pescadores da região, aparentando fraqueza e pouco peso. Após ser tratado por quase um ano, ele está recuperado e, hoje, já mede mais de dois metros e pesa cerca de 100 quilos", informou Guy Marcovaldi. Na próxima semana, o projeto realizará soltura de tartarugas.

Criado em 1980, o Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental. Desde 1983, a Petrobras é a patrocinadora oficial do projeto, que realiza conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em cerca de 1.100 km de praias monitoradas, através de 20 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros. O projeto também auxilia na recuperação de outros animais que chegam debilitados à costa, como golfinhos e pinguins, entre outros.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE