Petrobras . Agência Petrobras

RS: Petrobras patrocina o 5º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Publicado em: 30/05/2014 16:07:49

Evento, a ser realizado de 3 a 5 de junho, vai debater tecnologias para reciclagem, tratamento e recuperação de resíduos, em São Leopoldo (RS)

A Petrobras patrocina o 5º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos a ser realizado de 3 e 5 de junho na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS). O objetivo é difundir e aprofundar conhecimentos na área de tecnologias para reciclagem, tratamento e disposição de resíduos por meio de discussões de estudos, produção científica e novas técnicas de projetos socioambientais e empresariais. O evento vai reunir cerca de 600 pessoas com a participação das três esferas de governo, iniciativa privada, organizações não-governamentais (ONGs), setor acadêmico e sociedade civil.

Durante o encontro, haverá palestras com especialistas sobre temas atuais que envolvem resíduos sólidos. No dia 3 de junho, ocorrerá o pré-fórum cujos painéis abordarão “Experiência – fortalecimento e nivelamento operacional das organizações de catadores de materiais recicláveis, no Sertão de Cratéus” e “Mercado de resíduos e capacitação de operadores para a indústria da reciclagem”. Também terá a apresentação de 29 trabalhos acadêmicos selecionados para a quinta edição do evento.

A palestra de abertura será conduzida pela doutora especialista em educação ambiental na América Latina, a uruguaia Naná Mininni Medina, que falará sobre “Educação ambiental: instrumento de mudança de comportamento”, no dia 4 de junho, às 9h30. No mesmo dia, estão na programação mais três debates: “Recursos financeiros para infraestrutura e negócios de reciclagem”, “Tecnologias e inovação” e “Principais desafios dos pequenos e médios municípios para erradicação dos lixões até agosto de 2014”.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, serão debatidas “Experiências internacionais em reciclagem e recuperação de materiais”, com destaque para iniciativas oriundas dos Estados Unidos, do Japão, além de países da América Latina; “Edificações e comunidades sustentáveis” e “Logística Reversa no Brasil”. As atividades serão realizadas durante todo o dia. O Fórum Internacional de Resíduos Sólidos é organizado pelo Instituto Venturi, com a correalização da Unisinos e o apoio da Universidade de Brasília.

Programa de Minimização de Resíduos

A Petrobras atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio do Programa de Minimização de Resíduos, identificando medidas para evitar a geração e para atuar na redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos em suas atividades. A empresa e suas subsidiárias também investem em desenvolvimento tecnológico para aumentar a eficiência da produção e atender aos altos padrões de segurança e de qualidade ambiental, incluindo gerenciamento de resíduos sólidos.
Atualmente, a companhia patrocina 16 projetos em sete estados, que são integrados à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Eles são voltados para reciclagem e visam à inclusão social e geração de renda, atendendo diretamente, ao todo, a 18 mil catadores de materiais recicláveis. Além disso, o Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos deverá investir R$ 1,5 bilhão em projetos sociais e ambientais até 2018, para iniciativas com foco em sete linhas de atuação: Direitos da criança e do adolescente; Inclusão produtiva e sustentável; Educação; Água, Floresta e Clima; Esporte educacional e Sociobiodiversidade.

Serviço
Evento: 5º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
Data: 3 a 5 de junho de 2014, das 9h às 18h.
Local: Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), avenida Unisinos, 950, em São Leopoldo (RS).
Informações: www.5firs.institutoventuri.org.br

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE