Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras realiza solenidade de formatura de 202 jovens aprendizes do PPJA

Publicado em: 16/05/2014 14:53:49

A Petrobras, o SENAI e a Sociedade Semear realizam nesta sexta-feira (16/5),  a solenidade de encerramento da terceira edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), às 16h, no Espaço Sonia Lima Loft.  O evento reunirá professores e familiares dos 202 alunos que concluíram todas as etapas desta edição.

O público participante do PPJA é formado por jovens de 17 a 19 anos que estejam em condição de vulnerabilidade econômica e/ou risco social, matriculados e frequentando regularmente a escola ou que já concluiu o ensino regular. Os jovens são provenientes dos municípios do entorno da Petrobras como Aracaju, Estância, Itaporanga, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Rosário do Catete, Siriri, Divina Pastora, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Povoado Pau Ferro (Maruim) e Povoados Bom Jesus e Pedra Branca (Laranjeiras) e Riachuelo.

O PPJA tem como proposta a inclusão social de jovens em situação de pobreza por meio de sua qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. A Petrobras oferece carteira assinada, jornada de trabalho máxima de quatro horas diárias, salário mínimo integral, ticket refeição, 13º salário, férias coincidindo com as férias escolares vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.

O programa, que teve duração de 24 meses, contou com uma jornada diária de quatro horas e carga horária semanal de 20 horas. Na primeira etapa consistiu em formação básica, onde os jovens têm aulas de português; matemática; informática; relações interpessoais; temas relacionados ao exercício da cidadania; saúde e prevenção; cultura; meio ambiente.  Após essa etapa, os  jovens realizaram a formação profissional  no SENAI em cursos profissionalizantes como Domínio de Redes SQL com Assistência Técnica em Design, Eletricista Predial e Industrial com Automação, Eletrônica de Manutenção Industrial com Automação e Mecânica Industrial. A Semear, coordenadora do Programa em Sergipe,  acompanha o desenvolvimento dos jovens junto ao SENAI e a escola, realiza visitas domiciliares, reuniões mensais com os jovens e periodicamente com suas famílias.Em Sergipe, com a conclusão desta edição, 555  jovens já  foram atendidos pelo programa.

PPJA

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA foi criado pela Petrobras em 2006 para atender à Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes. Tem como objetivo desenvolver um programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica que articule de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho. 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE