Petrobras . Agência Petrobras

Seletiva de Kart Petrobras traz novidades para a temporada 2014

Publicado em: 08/04/2014 18:41:05

A temporada 2014 chega com novidades para a Seletiva de Kart Petrobras. A 16ª edição terá quatro etapas classificatórias, e não seis como nos últimos anos, com 12 finalistas na decisão. Mas a grande inovação é a criação de um exclusivo programa para orientação a novos pilotos brasileiros, que será oferecido aos quatro primeiros colocados. O objetivo é ampliar o apoio à base do automobilismo, para estimular o surgimento de novos talentos, num modelo semelhante ao usado na Europa e nos Estados Unidos. As novidades foram divulgadas nesta terça-feira (8/4) durante coletiva de imprensa em São Paulo. A Petrobras patrocina a Seletiva desde a primeira edição, em 1999.

O programa para novos pilotos será dividido em ações técnicas, físicas, de capacidade de concentração e marketing. No preparo técnico, os participantes farão treino em simulador de Fórmula 1, um dia de treino com um monoposto na Europa, acompanhados de um treinador, além de experimentar a vivência de um dia na oficina da equipe. Eles também irão participar do Mitsubishi Racing Experience, no Autódromo Velo Cittá, no interior de São Paulo, com o ex-piloto Ingo Hoffmann. Ao final do curso, os pilotos estarão aptos a requerer a carteira de piloto profissional de pista da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

O programa também engloba avaliação e acompanhamento físico e psicológico com o especialista Nuno Cobra Jr.. Serão realizados testes regulares para averiguar a capacidade aeróbica e medir a evolução dos pilotos, de forma a otimizar o treinamento e o controle dos resultados. Eles ainda terão uma palestra com o publicitário Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil, que apresentará noções de marketing esportivo, destacando a importância do bom relacionamento com patrocinadores.
 
“Além de usar as competições automobilísticas como laboratórios para o desenvolvimento de seus produtos, a Petrobras sempre procurou apoiar o automobilismo brasileiro, participando de todos os seus segmentos - protótipos, kart, turismo, rali, caminhões e fórmula -, em vez de optar pelo patrocínio individual a pilotos. Por isso procuramos dar um preparo não só técnico, como comportamental, a um número maior de kartistas. Esperamos assim contribuir com a futura carreira dos jovens pilotos brasileiros”, destaca Claudio Thompson, gerente de patrocínio esportivo da Petrobras.

Calendário

A primeira etapa classificatória – a Copa Petrobras Sorriso Campeão – da temporada 2014 será no dia 17 de maio no Kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo. Também serão disputadas provas em São Paulo (Itu, junto com o Brasileiro de Kart), Maranhão (São Luís) e Goiás (Itumbiara, junto com a Copa Brasil de Kart). Serão três vagas por etapa com 12 finalistas na decisão, marcada para os dias 27, 28 e 29 de outubro. Concorrerão às vagas pilotos com idade entre 15 e 18 anos. Em virtude do novo formato do projeto, que prevê um treino com monopostos na Europa, a idade sobe de 14 para 15 anos completados no ano de realização da edição. Ex-campeões seguem sem poder concorrer a uma nova premiação.

Programa Petrobras Esporte Motor

O Programa Petrobras Esporte Motor foi criado para desenvolver e testar os produtos da companhia em condições extremas com o intuito de trazer benefícios aos consumidores. Desde 1996 a companhia é a única fornecedora de combustíveis e lubrificantes da Fórmula Truck. A companhia também patrocina o Baja SAE, competição que estimula o surgimento de novos profissionais brasileiros na área da tecnologia automotiva, e a Fórmula SAE, já tradicional no segmento universitário, que consiste na elaboração de projeto e na construção de um veículo de competição, utilizando motores de até 610 cilindradas.

Em fevereiro deste ano, Petrobras e a equipe de Fórmula 1 Williams Martini Racing firmaram um contrato de parceria tecnológica. Além da colaboração técnica entre as partes para desenvolver novos combustíveis e lubrificantes automobilísticos, a logo da companhia ficará posicionada na lateral do chassi do Williams FW36 e em todo o ambiente e vestuário da equipe. Desde 2009 a Petrobras é patrocinadora e dá nome ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

Em abril de 2012, a Petrobras se uniu à Mitsubishi Motors do Brasil e, desde então, patrocina a equipe Mitsubishi Petrobras, que disputa algumas das principais provas de rali do mundo. A Petrobras também apoia o Campeonato Moto 1000 GP, que tem como objetivos a formação, evolução e profissionalização de pilotos, bem como o desenvolvimento de lubrificantes para o segmento motos, e é a fornecedora oficial de combustível e lubrificantes da Copa Petrobras de Marcas, que traz de volta a disputa entre os modelos de fábrica de diversas montadoras.

Calendário da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Fase Classificatória
17 de maio – Copa Petrobras Sorriso Campeão - Aldeia da Serra / SP
2 de agosto – Itu / SP (Campeonato Brasileiro de Kart)
20 de setembro – São Luís /MA
11 de outubro – Itumbiara / GO (Copa Brasil de Kart)
Final
27, 28 e 29 de outubro – Local a ser confirmado

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE