Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras patrocina competição automobilística de estudantes de engenharia

Publicado em: 13/03/2014 18:26:57

20ª Baja SAE Brasil-Petrobras reúne alunos de 66 universidades do Brasil até 16 de março, em Piracicaba (SP)

Setenta e duas equipes de 18 estados e do Distrito Federal se inscreveram para a 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que começa hoje (13/03) e segue até dia 16, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). A Petrobras patrocina a competição desde 1997.

As equipes representam 66 instituições de ensino superior do país. Do total de times inscritos 43 são da região Sudeste, 14 da região Nordeste, 11 da região Sul, três da região Centro-Oeste e uma da região Norte. São Paulo lidera com 21 equipes inscritas, sendo nove da Grande São Paulo e 12 do interior.

Os carros são projetados e construídos pelos próprios estudantes de engenharia, com orientação de um professor. As equipes são também responsáveis pela organização e viabilidade do protótipo que inclui alocação e administração de recursos financeiros do projeto. O objetivo é colocar à prova esses veículos.

Os bajas passam por avaliações estáticas e dinâmicas, nas quais são realizadas análises do projeto, testes de tração, aceleração, e velocidade máxima. O enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em condições severas, em pista de terra, é a prova mais esperada. As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na Baja SAE Rochester, em New York-USA.

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP (horse power/potência) e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

SAE Brasil
A SAE Brasil - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade - é uma associação sem fins lucrativos criada em 1991 para disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. A organização reúne mais de 4 mil associados em todo o país, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do país. A SAE Brasil é filiada à SAE International, criada nos Estados Unidos há mais de cem anos.

Serviço:
20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras
Data: de hoje (13) a 16 de março de 2014
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço: Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE