Petrobras Argentina descobre gás natural em Neuquén

Publicado em: 15/10/2013 19:57:33

A Petrobras Argentina informa a descoberta de um novo reservatório de gás natural na área de El Mangrullo, localizada na província de Neuquén, vizinha às cidades de Plaza Huincul e Cutral Co, a 130 km da capital da província.

Esta descoberta foi possível graças à contínua atividade de levantamento de dados nos poços perfurados na área e à reinterpretação dos dados sísmicos e geológicos, em que foram identificados diversos níveis de interesse com condições favoráveis para obter produção de gás de formações que tradicionalmente são improdutivas; usando, adicionalmente, os conhecimentos e a metodologia aplicados com sucesso pela Petrobras Argentina em formações de baixa permeabilidade na bacia de Neuquém.

Foi assim que a perfuração do poço exploratório M.x-1015, na área de El Mangrullo, permitiu a descoberta de gás da Formación Agrio, localizada a cerca de 1300 metros de profundidade, e que até agora não havia sido produtiva na região.

Embora os resultados deste primeiro poço sejam promissores, ainda não é possível estimar as reservas associadas a esta descoberta, que serão quantificadas por meio de novos estudos e perfurações.

Agrio é a terceira formação com produção em El Mangrullo desde sua entrada em operação, em dezembro de 2006. Atualmente, a área produz aproximadamente 2.000.000 m³/d de gás, que correspondem às formações Mulichinco, a 1600 metros de profundidade, e Tordillo, a 2800 metros. Ambos os reservatórios são considerados de baixa permeabilidade.

A Petrobras Argentina é titular e operadora do Contrato para Exploração, Desenvolvimento e Produção na região de El Mangrullo, firmado com a Autarquia Intermunicipal Cutral Co – Plaza Huincul, em 26 de janeiro de 2000.

Trata-se da segunda descoberta anunciada pela Petrobras no último ano. Em novembro de 2012, foi anunciado o sucesso alcançado no poço Estância Campos x-1, da concessão Puesto Peter, localizada na província de Santa Cruz.

 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE