Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras patrocina competição automobilística de estudantes de engenharia

Publicado em: 12/03/2013 17:45:00

19a Baja SAE Brasil-Petrobras reúne 81 equipes, com protótipos de veículos desenvolvidos pelos universitários
 
Oitenta e uma equipes de 68 instituições de ensino superior de todo o país disputam, entre quinta-feira (14) e domingo (17), a 19a Competição Baja SAE Brasil-Petrobras. As provas serão realizadas no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), e reunirão estudantes de engenharia de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. O objetivo é colocar à prova os protótipos de veículos desenvolvidos pelos próprios estudantes em sala de aula. Além da construção dos modelos, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais terão de lidar no mercado de trabalho. A Petrobras patrocina a competição desde 1997.

“Com o Baja SAE Brasil-Petrobras, estamos apoiando um empreendimento que estimula o surgimento de novos talentos para o Brasil na área da tecnologia automotiva. Das competições de Baja já saíram engenheiros que hoje estão à frente de grandes montadoras nacionais e internacionais, alguns, inclusive, com atuação na Stock Car, no Rally Dakar e na Fórmula 1”, explica Claudio Thompson, gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras.

Todos os protótipos são feitos de estrutura tubular em aço, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor com potência de 10 HP (horse power) e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e até o chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, orientados por professores das instituições de ensino que representam.

Em 2012, a competição reuniu 71 equipes participantes de 57 universidades e 15 estados do Brasil e o Distrito Federal. Neste ano, das 81 equipes inscritas, 25 são paulistas. Rio de Janeiro e Minas Gerais empatam com nove inscritos cada, seguidos pelos estados do Rio Grande do Sul, com oito, Santa Catarina, com seis, Paraná e Paraíba, com quatro, Pernambuco, com três, e Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Bahia, com duas. Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará contam com uma equipe cada.

Entre as provas estáticas e dinâmicas estão avaliações de projeto, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra em condições severas. As três universidades que alcançarem as melhores pontuações na soma geral das provas, poderão participar da Baja SAE Rochester, em Nova York, de 6 a 9 de junho de 2013, representando o Brasil.

SAE Brasil
 A SAE Brasil - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade - é uma associação sem fins lucrativos criada em 1991 para disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. A organização reúne mais de 4 mil associados em todo o país, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do país. A SAE Brasil é filiada à SAE International, criada nos Estados Unidos há mais de cem anos.
 
Serviço: 19ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras
Quando:
de 14 a 17 de março de 2013
Onde: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço: Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE