Projeto Solimões: Petrobras, HRT e TNK Brasil assinam protocolo de intenções

Publicado em: 15/10/2012 16:39:37

A Petrobras, a HRT e a TNK Brasil assinaram nesta segunda-feira (15/10), em Manaus (AM), protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental de implementação do Projeto Solimões, que consiste na exploração do gás natural vinculado às concessões em áreas próximas ao Campo do Juruá, na Bacia de Solimões, no estado do Amazonas.

O protocolo foi assinado pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, pelo presidente da HRT, Márcio Rocha Mello, pelo presidente da TNK- Brasil, George Michael Morgan, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e o governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz. Também estavam presentes os diretores da Petrobras, Alcides Santoro (Gás e Energia) e José Formigli (Exploração e Produção).
 
Durante a solenidade, realizada na sede do Governo do Amazonas, a presidente da Petrobras ressaltou que a empresa tem atuação de longa data no estado: “Concluímos obras importantes como o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, que foi um desafio de engenharia". Sobre o protocolo de intenções, disse que "a parceria com a HRT e TNK-Brasil tem objetivos empresariais claros, que trarão muitos benefícios para o Amazonas”.
 
Além da potencialidade de produção de gás no estado amazonense, Graça Foster falou dos investimentos da Petrobras na ampliação e adequação da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) para produzir gasolina S-50 e diesel S-10.  “É uma satisfação produzir aqui gasolina e diesel mais limpos. Temos a certeza de dias mais prósperos”, afirmou a presidente.
 
Em fevereiro deste ano, a Petrobras descobriu uma nova acumulação de petróleo e gás na Bacia do Solimões. A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço conhecido como Leste do Igarapé Chibata. Os testes realizados indicaram capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade (41º API) e 45 mil m3 de gás. A Companhia é detentora de 100% dos direitos de exploração e produção na concessão.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE