Petrobras inicia produção no campo de Chinook

Publicado em: 13/09/2012 18:25:52

A Petrobras comunica que, em 6 de setembro de 2012, foi iniciada a produção do campo de Chinook, interligado ao FPSO (navio-plataforma flutuante de produção, com capacidade de estocagem e escoamento) BW Pioneer, localizado a aproximadamente 250 quilômetros da costa do Estado da Luisiana no Golfo do Mexico americano.

Esse é o primeiro FPSO a produzir petróleo e gás no setor americano do Golfo do México.  O navio-plataforma tem capacidade de processar 80 mil barris de petróleo e 500 mil metros cúbicos de gás por dia, e de estocar 500 mil barris de petróleo. Ele está instalado a uma profundidade de 2.500 metros, um recorde mundial. O FPSO recebe e processa simultaneamente a produção do campo de Cascade, também operado pela Petrobras.

O poço produtor Chinook 4 foi perfurado e completado em reservatórios de idades geológicas do Terciário Inferior (23 a 65 milhões de anos), promissora fronteira exploratória marítima do Golfo do México, a uma profundidade de cerca de 8 mil metros. Este poço está interligado ao navio-plataforma através de um sistema composto por equipamentos, linhas submarinas e risers autossustentáveis (linhas verticais de produção). O petróleo produzido será transportado para a terra através de navios aliviadores, e o gás, através de dutos.

A Petrobras é a primeira companhia a desenvolver um campo de petróleo no Golfo do México utilizando essas tecnologias, já aplicadas sistematicamente com sucesso no Brasil.
A implantação do projeto de desenvolvimento de Cascade e Chinook cumpriu as diretrizes da área de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde da Petrobras, que continuarão a ser fielmente adotadas durante a fase de produção que agora se inicia.

A produção dos campos de Cascade e Chinook consolida a presença da Petrobras como um dos maiores players nas águas ultraprofundas do setor americano do Golfo do México. A Petrobras detém 100% do campo de Cascade – cuja produção foi iniciada em fevereiro de 2012 –, e 66.67% do campo de Chinook, em parceria com a empresa Total Exploration Production USA, Inc., que detém os demais 33.33%.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE