Petrobras . Agência Petrobras

Esquiva Falcão coloca o Brasil em uma final inédita no boxe

Publicado em: 10/08/2012 14:56:45

O boxeador capixaba Esquiva Falcão conquistou um feito inédito para o boxe brasileiro nesta sexta-feira (9) nos Jogos Olímpicos de Londres. Ao vencer o britânico Anthony Ogogo por 16 a 9, Falcão garantiu a vaga na final da categoria peso-médio (até 75kg). É a primeira vez que um brasileiro disputa uma final olímpica no boxe. O adversário será o japonês Ryota Murata. A luta está marcada para este sábado (11) às 17h45. Na quarta-feira a boxeadora Adriana Araújo já havia conquistado a medalha de bronze na categoria peso-leve (até 60kg). O irmão de Esquiva, Yamaguchi Florentino, também luta hoje (10), às 18h, pelas semifinais da categoria meio-pesado (até 81kg) contra o russo Egor Mekhontcev. Yamaguchi já garantiu o bronze pois no boxe não há disputa de terceiro lugar.
 
Com o resultado, o Brasil chega ao seu melhor desempenho da história do boxe em Jogos Olímpicos. Até então a única medalha olímpica havia sido um bronze, conquistado por Servílio de Oliveira, nos Jogos do México, em 1968. Esquiva Falcão Florentino é um dos atletas contemplados no Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que investe na formação de atletas de alto nível, contribuindo para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro com foco principal na participação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 
Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a Petrobras investe em modalidades que historicamente recebem menor apoio: boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso. Ao todo são beneficiados mais de 100 atletas, que contam com toda a infraestrutura necessária para treinamentos durante o ciclo olímpico, com a possibilidade de disputar competições nacionais e internacionais. Outros 86 profissionais – comissão técnica e multidisciplinar – também são beneficiados.
 
O programa inclui ainda o apoio aos atletas de base que fazem parte do ranking de cada modalidade, visando à formação e revelação de novos talentos com possibilidade de disputar as Olimpíadas do Rio em 2016.
 
Principais títulos - Esquiva Falcão
 
3º colocado no Campeonato Mundial 2011
Bronze nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010
2º colocado na Copa Olímpica 2010
1º colocado no Campeonato Brasileiro 2010
2º colocado no Campeonato Pan-Americano 2007 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE