Petrobras . Agência Petrobras

Conquistas históricas nas Olimpíadas de Londres

Publicado em: 11/08/2012 17:05:49

Os atletas olímpicos apoiados pelo Programa Petrobras Esporte & Cidadania conseguiram resultados históricos nos Jogos Olímpicos de Londres. O grande destaque foi a participação dos boxeadores brasileiros, que conquistaram três medalhas. O capixaba Esquiva Falcão ganhou a primeira prata do boxe brasileiro em Olimpíadas na categoria peso-médio (até 75kg). Neste sábado (11) Esquiva foi derrotado pelo japonês Ryota Murata por 14 a 13 na final. 

O irmão de Esquiva, Yamaguchi Florentino, também garantiu um bronze na sexta-feira (10). Mesmo perdendo a semifinal da categoria meio-pesado (até 81kg) para o russo Egor Mekhontcev por 23 a 11, Yamaguchi levou a medalha pois no boxe não há disputa de terceiro lugar.

Este ano pela primeira vez os Jogos Olímpicos abriram a competição de boxe para as mulheres e as brasileiras foram bem representadas pela baiana Adriana Araújo (60kg), que também levou um bronze. As conquistas derrubaram um jejum de 44 anos sem medalhas em edições dos Jogos Olímpicos. Até então o melhor resultado do Brasil em Olimpíadas havia sido o bronze de Servílio de Oliveira, nos Jogos do México em 1968. Ao todo, o Brasil levou 10 boxeadores para Londres, a terceira maior delegação, atrás apenas da Austrália e dos Estados Unidos.

No levantamento de peso mais uma marca histórica: a carioca Jaqueline Ferreira quebrou o recorde brasileiro da categoria até 75 quilos com 230 quilos, somados o arranque e o arremesso. No primeiro, Jaqueline levantou 102 quilos. No segundo, 128. Com a marca, ela entrou para a história com o melhor resultado do país na modalidade: o oitavo lugar geral, superando o nono de Maria Elizabete Jorge, obtido na categoria até 48kg dos Jogos de Sidney-2000. Desde Sidney o Brasil não enviava mulheres para a disputa do levantamento de peso.

No taekwondo a lutadora paranaense Natália Falavigna chegou perto da conquista de uma segunda medalha para a modalidade (a primeira foi conquistada pela própria atleta, que ganhou medalha de bronze em Pequim, em 2008). Mas Falavigna não conseguiu derrotar a sul-coreana Jong Lee In, que venceu por 13 a 9.

A esgrima também mostrou sua evolução. Pela primeira vez o Brasil foi representado por três atletas em todas as armas: Renzo Agresta no sabre, Athos Schwantes na espada e Guilherme Toldo no florete.

Apoio aos atletas - O Programa Petrobras Esporte & Cidadania investe na formação de atletas de alto nível, contribuindo para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro, com foco principal na participação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a Petrobras investe nas modalidades que historicamente recebem menor apoio e que, ao mesmo tempo, disputam um grande número de medalhas: boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso. Ao todo são beneficiados mais de 100 atletas, que contam com toda a infraestrutura necessária para treinamentos durante o ciclo olímpico, com a possibilidade de disputar competições nacionais e internacionais. Outros 86 profissionais - comissão técnica e multidisciplinar - também são beneficiados.

O programa inclui ainda o apoio aos atletas de base que fazem parte do ranking de cada modalidade, visando à formação e revelação de novos valores com possibilidade de disputar as Olimpíadas do Rio em 2016.

"Nosso objetivo é oferecer as melhores condições para o desenvolvimento dos atletas das cinco modalidades contempladas, para que o Brasil possa ser bem representado nas principais competições esportivas. Os resultados conquistados mostram que estamos no caminho certo", avalia Claudio Thompson, gerente de Patrocínio Esportivo da Petrobras.

Acesse aqui fotos exclusivas, em alta resolução, dos atletas patrocinados pelo Petrobras, que foram aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O Programa Esporte & Cidadania apoia o boxe, a esgrima, o levantamento de peso, o remo e taekwondo.

Veja aqui, histórico completo dos releases de esporte

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE