Petrobras recebe comitiva da Tailândia interessada em conhecer tecnologia em águas profundas

Publicado em: 28/06/2012 18:40:35

Representantes do ministério de Energia da Tailândia se reuniram na última quarta-feira (27/5) com o diretor em exercício da Área Internacional da Petrobras, José Carlos Vilar Amigo, e gerentes da Companhia a fim de conhecer melhor a tecnologia desenvolvida pela Petrobras para explorar e produzir em águas profundas. O Secretário do Ministério de Relações Exteriores da Tailândia, Chalermpol Thanchitt, disse que a Petrobras tem uma história de sucesso em exploração e é referência mundial em operações em águas profundas. Segundo o diretor do Departamento de Combustível Fóssil da Tailândia, Songpope Polachan, a Tailândia tem petróleo em águas profundas, mas não dispõe de tecnologia para explorar.

José Carlos Amigo apresentou para a comitiva as principais operações internacionais da Companhia. Sobre as operações no Brasil, o gerente de Planejamento do Pré-sal, Mauro Yuji, destacou que o sucesso exploratório tem se mantido em torno de 80% na Bacia de Santos, onde a Petrobras já está produzindo cerca de 110 mil barris por dia, com apenas cinco poços, do total de 180 mil bpd produzidos em todo o pré-sal. A companhia alcançou essa produção apenas cinco anos após a descoberta da camada pré-sal. Mauro Yuji lembrou que ainda há uma grande fronteira a ser explorada, já que somente 30% do pré-sal estão sob contrato de exploração.

A produção de etanol no Brasil também foi tema de interesse da comitiva. O gerente geral de Participações e Desempenho da Diretoria de Etanol da Petrobras Biocombustível, Milas Evangelista de Sousa, disse que a companhia, por meio de suas coligadas, tem capacidade de produzir 1,3 bilhão de litros de etanol/ano. De acordo com o Plano de Negócios e Gestão, divulgado recentemente, a Petrobras vai investir US$ 2,5 bilhões para expansão da produção de biocombustíveis no período de 2012 a 2016, com foco na ampliação da produção de etanol no Brasil.

O secretário do ministério de relações exteriores da Tailândia, Chalermpol Thanchitt, se mostrou entusiasmado após a primeira conversa com a Petrobras : "Essa reunião é só um começo para uma promissora cooperação entre Brasil e Tailândia", afirmou.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE