Petrobras lança petroquímica em parceira com a Unipar

Publicado em: 12/06/2008 17:29:01

FOTO STÉFERSON FARIA

 Petrobras e Unipar apresentaram, hoje (12), ao mercado, a Quattor, empresa petroquímica com estimativa de faturamento de R$9 bilhões já em 2009. A Quattor nasceu grande. É a oitava maior empresa do Rio de Janeiro, está entre as 20 maiores do País e tem um programa de investimentos de R$2 bilhões cujo objetivo é ampliar a capacidade de produção de petroquímicos básicos, polietilenos e polipropilenos, matéria-prima para produção de plásticos.

A Quattor tem como acionistas a Petrobras (40%) e a Unipar (60%) e reúne a Rio Polímeros, Suzano Petroquímica, Petroquímica União, Unipar Divisão Química, e Polietilenos União. No final deste ano, a Quattor terá capacidade instalada para produzir 2,8 milhões de toneladas de petroquímicos básicos e intermediários e 1,9 milhões de ton/ano de resinas. A empresa será responsável por 40% da produção nacional de polietilenos e polipropilenos.

 Para o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a constituição da Quattor contribui para o fortalecimento do setor petroquímico. “A parceria entre a Petrobras e o grupo Unipar não poderia ser mais auspiciosa por ser um dos marcos da Petrobras como ator relevante no setor, consolidando, com outras empresas brasileiras, a reestruturação da petroquímica nacional. Desde 2001 estamos promovendo a consolidação da indústria petroquímica brasileira com o objetivo de ampliar a competitividade de toda cadeia produtiva do segmento no País. Assim obtemos ganho de escala e sinergia, maior capacidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e fortalecimento da indústria”- avaliou.

A petroquímica Quattor tem nove unidades de produção, distribuídas por Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia e localização estratégica, próxima do maior mercado consumidor interno e das fontes de matéria-prima.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, os presidentes do Grupo Unipar, Frank Geyer; da Petroquisa, Paulo Cezar Aquino e da Transpetro, Sérgio Machado, participaram da cerimônia. A Quattor será presidida pelo engenheiro químico Vitor Mallmann, com 25 anos de experiência no setor.

Leia também Petrobras e Unipar criam empresa petroquímica global

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE