31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai até 1 de novembro

Publicado em: 22/10/2007 15:13:11

A Petrobras, representada pelo gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul, José Aparecido Barbosa, participou, no dia 18/10, da abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, da qual é a maior patrocinadora. O evento chega à sua 31ª edição com uma seleção de mais de 400 filmes e mantendo o objetivo de contemplar a diversidade da produção cinematográfica da atualidade, reunindo filmes de todas as partes do mundo que permitam uma visão aberta e pluralista da realidade e novas experiências estéticas.

Além da seção Perspectiva Internacional, que reúne o melhor da produção de diretores veteranos, muitos deles conhecidos de outras Mostras, a seção Competição abarca os diretores estreantes, que estão até no seu segundo longa-metragem e concorrem ao Troféu Bandeira Paulista, concedido pelo Júri. Retrospectivas e seleções de grandes diretores, exibições especiais com acompanhamento cênico ou musical, lançamento de livro, debates e uma grande lista de convidados internacionais em São Paulo completam o programa.

A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório Ibirapuera, com discurso dos organizadores, parceiros do evento e da Petrobras, seguidos da exibição do filme inédito O Passado, co-produção Brasil-Argentina dirigida por Hector Babenco e estrelada por Gael García Bernal.

O público pode obter informações sobre a programação e os eventos da 31ª Mostra Internacional de Cinema no site www.mostra.org ou na Central da Mostra, instalada no Conjunto Nacional.  

Retrospectivas

Entre as retrospectivas, dois jovens cineastas, um chinês, Jia Zhang-Ke  (“O Mundo”, “Em Busca da Vida” e “Inútil”), outro francês, Claude Lelouch (“Le Propre de l’homme”, “Um Homem, Uma Mulher” e ‘Retratos da Vida”) e um grande diretor, Jean-Paul Civeyrac (“Nem de Eva nem de Adão”, “Fantasmas” e “Todas Essas Belas Promessas”) terão sua obra revista. Eles irão a São Paulo para acompanhar a homenagem da Mostra.

O papel da crítica

Entre os eventos desta 31ª edição, estão previstos debates sobre o papel da crítica no cinema, tomando como base o pensamento do crítico francês Serge Daney, editor da revista Cahiers du Cinéma nos anos 70, morto em 1992. Os debates serão conduzidos pelo crítico e escritor Serge Toubiana, diretor da Cinemateca Francesa, do Museu do Cinema de Paris e autor de “Truffaut – Uma Biografia”, que colaborou diretamente com Daney. Jean-Michel Frodon, atual editor dos Cahiers, apontará, dentro da seleção da 31ª Mostra, quais os filmes contemporâneos que seguem o pensamento e as coordenadas estéticas e filosóficas deixadas por Daney.

Exibições especiais

BRAND UPON THE BRAIN

Entre as exibições especiais, a Mostra vai apresentar no Sesc Pinheiros o filme-espetáculo “Brand Upon the Brain”, de Guy Maddin. O “evento” do diretor canadense, que ganhou retrospectiva da sua obra na 28ª Mostra, estreou no último Festival de Berlim, com projeção em telão e performances de atores no palco da Ópera de Berlim. Em suas apresentações ao redor do mundo, a narração já foi feita por artistas como Isabela Rosellini, Cate Blanchett e Lou Reed.

TABU

O clássico do cinema mudo “Tabu” (EUA, 1931), de F.W. Murnau, terá uma exibição especial com acompanhamento musical do pianista Paulo Braga, que na 30ª Mostra tocou durante as sessões de “Shakespeare Mudo” e “Histórias Tenebrosas”.

Prêmio FESPACO

Por fim, uma mostra de 17 filmes africanos vencedores do prêmio máximo do FESPACO (Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Uagadugu), festival bienal criado em 1972 em Burkina Faso, em parceria com a Cinemateca África e o ministério francês das Relações Exteriores. São filmes como “As Mil e Uma Mãos”, de Souhel Benbarka (Marrocos, 1971); “Baara”, de Souleimane Cisse (Mali, 1978); “Tilaï”, de Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso, 1990); até o mais recente “Esperando a Felicidade”, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia, 2002).

Debate Alemanha

A 31ª Mostra promove ainda, no dia 28 de outubro, um debate no Clube da Mostra com Meinholf Zurhorst, diretor do Departamento de Cinema do canal público alemão ZDF e responsável pela parceria alemã do Canal Arte. Como tema, a co-produção Cinema e TV e o papel da TV pública na produção cinematográfica.

No dia 29, será debatido o Acordo de Co-Produção Alemanha-Brasil, já ratificado pelo parlamento alemão em 2005, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Além de Zurhorst, o debate contará com a participação de um executivo da Pandora, uma das grandes produtoras e distribuidoras de cinema da Alemanha.

O cartaz da 31ª Mostra

Como já é tradição do evento, o cartaz da 31ª edição será assinado por uma personalidade do mundo do cinema. Neste ano, o escolhido foi Hector Babenco, cujo filme “Lúcio Flávio – O Passageiro da Agonia” foi exibido na 1ª Mostra, em 1977, e venceu o Prêmio do Público daquele ano.

Cerimônias de encerramento

A cerimônia de encerramento e anúncio dos premiados ocorre no dia 1º de novembro, também às 21h, desta vez no Memorial da América Latina, com a primeira exibição no Brasil de “Onde os Fracos Não Têm Vez” (No Country For Old Men), o novo filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, que fez parte da competição do 60º Festival de Cannes.

8º ano do Festival da Juventude

Com o objetivo de tornar o cinema mais acessível aos alunos de escolas públicas, a Mostra, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, promove o 8º ano do Festival da Juventude. Serão realizadas duas sessões gratuitas por dia, às 10h e às 14h, no Memorial da América Latina, pré-agendadas com escolas estaduais destinadas aos estudantes secundaristas. Este ano também a Secretaria Municipal da Educação participará deste projeto de formação de platéias.

Clube da Mostra

Neste ano, o Clube da Mostra, também conhecido como “lounge”, ocupará o 5º andar do Shopping Frei Caneca com debates entre cineastas, críticos e convidados nacionais e internacionais, lançamentos de filmes e livros e outros eventos.

Central da Mostra

A Central da Mostra no Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073, esquina com a rua Augusta), ao lado da Livraria Cultura e do Cine Bombril, ficará aberta para informações de 8 a 12 de outubro, das 12h às 18h.

Para a venda de pacotes e permanentes, a Central funcionará de 13 de outubro a 1º de novembro, das 10h às 21h.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE