Últimos dias para inscrições nos cursos do Centro de Integração do Comperj

Publicado em: 25/06/2007 00:00:00

As inscrições pelos Correios para os cursos do Centro de Integração do Comperj encerram hoje, dia 29/06 (sexta-feira). Quem optar pela internet, poderá se inscrever até o dia 1º de julho (domingo). Nesse primeiro Ciclo do Plano de Qualificação Profissional, foram disponibilizadas três mil vagas, distribuídas entre as categorias de armador de ferro, carpinteiro de formas, eletricista, encanador, pedreiro e pintor predial. O processo seletivo está a cargo da Fundação Cesgranrio e a formação dos profissionais nessa primeira fase será feita pelo Senai-RJ. As inscrições começaram no dia 13/06.
 
A prova de seleção acontecerá no dia 29 de julho e o resultado será divulgado em 28 de agosto. Todas as categorias farão prova de Língua Portuguesa e Matemática e para o curso de eletricista, para o qual é exigida escolaridade de 7ª série completa, o conteúdo será diferente. Para as demais profissões, a exigência é a 4ª série completa do Ensino Fundamental.
 
As aulas começam em setembro deste ano. Ao se inscrever, o candidato escolhe a categoria e a localidade onde deseja estudar. Esse também será o seu local para a aplicação da prova objetiva, com 40 questões de múltipla escolha. Nesse primeiro ciclo, os cursos serão oferecidos somente nos 11 municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste): Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. As inscrições poderão ser feitas pela internet (www.cesgranrio.org.br) ou nas agências credenciadas dos Correios destes municípios. A taxa será de R$ 18,00, mas os cursos são gratuitos.

Centros de Integração do Comperj

Qualificar e capacitar mão-de-obra para o desenvolvimento das vocações locais, em bases competitivas e sustentáveis, para a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Esse é o objetivo dos Centros de Integração do Comperj, que fazem parte do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural - Prominp. Estima-se que o Complexo irá gerar um total de mais de 200 mil empregos diretos, indiretos e por "efeito-renda", durante os cinco anos da obra e após a entrada em operação. Para atender a essa demanda, a Petrobras vai implantar Centros de Integração nos municípios do entorno.

A idéia é capacitar cerca de 30 mil profissionais, na região de influência do Complexo, em 60 tipos de cursos gratuitos, porém, os alunos formados pelos Centros de Integração poderão ou não trabalhar no Complexo. É certo, porém, que após o curso serão fortes candidatos a empregos em diversas empresas que devem se instalar no entorno do empreendimento.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE