Petrobras assina contrato para construção de usina de biodiesel na Bahia

Publicado em: 08/11/2006 15:19:26

A Petrobras assinou hoje, dia 8/11, contrato com a empresa de engenharia Intecnial S.A para implementação de sua primeira unidade de produção industrial de biodiesel em Candeias, na Bahia. Serão assinados outros dois contratos para a construção de plantas de biodiesel em Montes Claros (MG) e Quixadá (CE), assim que a Petrobras receber as Licenças de Instalação a serem concedidas pelos respectivos órgãos ambientais de cada estado. A Petrobras espera que as licenças sejam emitidas nos próximos dias.

A Prefeitura Municipal de Candeias cedeu o terreno de 110 mil m2 para a implantação da usina, cujas obras deverão começar em breve. Durante a construção e montagem, poderão ser gerados cerca de 100 empregos diretos e 400 indiretos. Após, a usina será operada por, aproximadamente, 30 funcionários. A inauguração da unidade está prevista para fim de 2007.

O investimento nessa unidade é de, aproximadamente, R$ 78 milhões e a usina terá capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel por ano. Os principais insumos para produção de biodiesel serão os óleos vegetais: dendê, algodão, mamona e soja. Outras oleaginosas como girassol, amendoim e gergelim estão sendo estudadas. Gordura animal e álcool também serão utilizados como insumos. A produção de oleaginosas será desenvolvida no entorno da planta industrial e poderá gerar emprego e renda para cerca de 25 mil famílias de agricultores da região.

A Petrobras já iniciou as negociações com as organizações nacionais e locais que representam a agricultura familiar para obter o Selo Combustível Social - certificado concedido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) aos produtores de biodiesel que estimulam a inclusão social da agricultura familiar. Além disso, a Companhia articula com o MDA e Secretarias de Agricultura Estaduais e Municipais para o desenvolvimento da cadeia produtiva de oleaginosas na proximidade da usina.

O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estão participando deste processo para garantir o financiamento à agricultura familiar. Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e outros órgãos de desenvolvimento, como a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) da Bahia, estão contribuindo com a tecnologia agrícola.

O município de Candeias foi escolhido pela Petrobras por diversos fatores, sendo os de maior destaque: a proximidade com as bases das distribuidoras de combustível e mercado consumidor, e a localização privilegiada em relação aos meios de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo.

Para alcançar a meta estratégica de produzir 855 milhões de litros de biodiesel por ano em 2011, a Companhia analisa cerca de quinze outros projetos em várias regiões do País em parceria com diferentes investidores, desde grandes grupos econômicos até cooperativas de trabalhadores rurais.

O Programa Nacional de Produção e Uso do biodiesel estabelece que a partir de janeiro de 2008, será compulsória a adição de 2% de biodiesel ao diesel convencional e também será permitida a mistura de até 5%, contribuindo para a ampliação do mercado.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE