Projeto EconomizAR completa uma década de ações em benefício da sociedade

Publicado em: 08/11/2006 00:00:00

FOTO LAURA COSTA

Os 10 anos de atividades do Projeto EconomizAR foram comemorados hoje, 8 de novembro, na abertura do VI Encontro Nacional do Projeto. O evento, que ocorreu na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, dentro da programação do 12º Congresso Nacional de Transportes de Passageiros, reuniu representantes de Federações de Transportes de todo o Brasil, além das equipes técnicas da Petrobras/Conpet e da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
 
A melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos, pela redução da emissão de fumaça preta e de poluentes, é um dos principais resultados do Projeto. No ano passado, 700 mil toneladas de monóxido de carbono deixaram de ser emitidas, além das 19 mil toneladas de material particulado que deixaram de ser lançadas na atmosfera.
 
Resultado de uma parceria entre os setores público e privado, o Projeto EconomizAR é organizado por um convênio entre a Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), os Ministérios de Minas e Energia e dos Transportes e a Confederação Nacional do Transporte, por meio do Instituto de Desenvolvimento em Transporte. O Projeto é uma das atividades desenvolvidas pelo Conpet, programa do Ministério de Minas e Energia administrado e financiado pela Petrobras.
 
Presente em 21 estados e congregando 32 federações e sindicatos parceiros, o Projeto EconomizAR avaliou e orientou tecnicamente cerca de 100 mil veículos de 2 mil empresas no ano passado e gerou uma economia de 272 milhões de litros de óleo diesel. A adesão das empresas ao Projeto EconomizAR é voluntária. O transportador deverá entrar em contato com o sindicato ou federação de sua região solicitando a visita de uma Unidade Móvel.
 
Representantes da Petrobras, do Ministério das Minas e Energia, do Instituto de Desenvolvimento do Transporte da Confederação Nacional do Transporte e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro participaram da solenidade.
 
 
Transportadores autônomos
 
Com 50 unidades móveis dotadas de mini-laboratório e opacímetro (equipamento utilizado para medir a qualidade da fumaça emitida), o Projeto EconomizAR oferece apoio técnico ao setor de transporte rodoviário - cargas e passageiros -, com o objetivo de reduzir o consumo de óleo diesel e melhorar a qualidade do ar, reduzindo a emissão de fumaça preta em ônibus e caminhões. Além da vistoria, as empresas e motoristas são orientados por técnicos treinados pela Petrobras sobre as melhores práticas de conservação do combustível e regulagem dos veículos.
 
Desde o ano passado, o Projeto ampliou a sua atuação, com a instalação de postos de atendimento para fornecer apoio técnico aos transportadores autônomos, que representam grande parte da frota nacional, com mais de 800 mil veículos. Três postos de atendimento, batizados de "Parada EconomizAR", já estão em funcionamento em Picos (PI), Três Rios (RJ) e Sobral (CE). O atendimento nestes postos segue o procedimento do Projeto nas garagens das empresas e é realizado com os mesmos equipamentos das unidades móveis. A adesão ao Projeto é gratuita, voluntária e não possui caráter de fiscalização.
 
O VI Encontro Nacional do Projeto EconomizAR acontece até o dia 10 de novembro, com painéis e debates voltados para os coordenadores e técnicos responsáveis pela implementação local das ações. Os participantes também farão uma visita à Refinaria Duque de Caxias (Reduc).
 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE