Petrobras tem três projetos destacados pelo Ministério da Cultura

Publicado em: 06/11/2006 00:00:00

Três projetos culturais patrocinados pela Petrobras serão homenageados pelo Ministério da Cultura na próxima quarta-feira, dia 8. O Grupo Corpo, a Intrépida Trupe e o Museu de Arqueologia de Xingó receberão a medalha de Ordem do Mérito Cultural às 16h, no Palácio do Planalto, em Brasília.
 
Seis personalidades que serão agraciadas também já tiveram trabalhos apoiados ou acervos recuperados com recursos da empresa. A cerimônia, que terá presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Gilberto Gil, marca as homenagens ao Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro. Trinta artistas e 11 grupos e instituições serão condecorados.
 
Confira os homenageados que recebem ou já receberam apoio da Petrobras:
 

  • Grupo Corpo: com patrocínio da Petrobras desde 2000, a companhia mineira está entre as melhores e mais requisitadas companhias de dança do planeta.
  •  Intrépida Trupe: grupo carioca que há 20 anos mescla circo, teatro e dança, incorporando luz, música e efeitos especiais. 
  • Museu de Arqueologia de Xingó: localizado em Canindé do São Francisco (SE), o MAX recebe verbas da Petrobras desde 2000. Seu acervo possui mais de 55 mil peças pré-históricas, entre elas, 200 esqueletos humanos.
  • Amir Haddad: ator e diretor de mais de 60 espetáculos. A Petrobras apóia a recuperação do acervo documental do grupo Ta na Rua, criado em 1980 com participação do artista. 
  • Júlio Bressane: longas Cleópatra - ainda inédito - e Filme de Amor, dirigidos pelo cineasta. 
  • Mario Pedrosa (in memoriam): o acervo documental do artista plástico (15 mil documentos e 8 mil livros) foi recuperado e organizado por projeto financiado pela Petrobras. O material foi inteiramente doado para a Fundação Biblioteca Nacional (RJ). 
  • Moacir Santos (in memoriam): Antologia de canções interpretada por Muiza Adnet: CDs Ouro Negro (2001) e Choros e Alegrias (2005), dois livros de partituras e o relançamento do disco Coisas (1965/2004), que completa o acervo musical do artista. 
  • Santos Dumont: Realização da exposição "Alberto Santos-Dumont: Eu naveguei pelo ar" no Museu do Ar e do Espaço de Le Bourget, em Paris. Foi a maior já realizada sobre o aviador, reunindo 120 fotografias, animações, maquetes e objetos pessoais.
  • Vladimir Carvalho: a Petrobras patrocinou a restauração do filme "O País de São Saruê", dirigido pelo cineasta.
×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE