"O Esquecimento da Política" é tema de conferência em cinco estados

Publicado em: 18/08/2006 00:00:00

Em prosseguimento à trilogia Cultura e Pensamento em Tempos de Incerteza, será realizada a segunda conferência da série "O Esquecimento da Política", entre os dias 21 de agosto e 27 de setembro, simultaneamente em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília.

Com o patrocínio da Petrobras, o evento irá abordar a idéia de que não se pode meditar sobre as grandes transformações do presente (novas mentalidades, crise da sensibilidade ética, mudanças das idéias de espaço e tempo) sem remeter à crise política, que é um problema universal. A primeira conferência teve como tema "O Silêncio dos Intelectuais", realizado em 2005.
 
Segundo Adauto Novaes, curador da conferência, os estudos para formar os painéis de discussões vieram das percepções da ausência de valores que formam o dia-a-dia da política. "Uma das formas do esquecimento da política está na ausência de conceitos que, até pouco tempo, serviam de pontos de referência para a prática. As 'teorias' viraram parciais, voláteis e puramente instrumentais", explica Adauto.
 
Para Adauto, uma das justificativas do esquecimento é a forma com que os meios de comunicação tratam a política. "Eles detêm hoje um poder até então desconhecido, não apenas na interpretação dos fenômenos e na espetacularização da política, mas principalmente na criação daquilo que se pode designar como a era dos fatos", diz o curador.
 
Entre os conferencistas do seminário estão: Marilena Chauí, Newton Bignoto, Sérgio Cardoso, Luiz Felipe Alencastro, Francis Wolff, Miguel Abensour, Jean Michel Rey, Bernard Stiegler, Michel Löwy, Claude Lefort, Pascal Dibie,Renato Janine Ribeiro, Jean -Fabien Spitz, Marcelo Jasmin,Renato Lessa, Sérgio Paulo Rouanet, Jean Michel Frodon, Francisco de Oliveira, Franklin Leopoldo e Silva, Lilia Moritz Scharcz.
 
O Esquecimento da Política
Data: de 21 de agosto a 27 de setembro de 2006
Local: Teatro Maison de France, Rio de Janeiro; Sesc Avenida Paulista, São Paulo; Sesc da Esquina, Curitiba; Funarte, Brasília; Museu Histórico Abílio Barreto, Belo Horizonte.

Acesse aqui a programação.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE