Petrobras lança diesel menos poluente para novas regiões

Publicado em: 16/08/2006 00:00:00

A Petrobras vai disponibilizar, a partir de agosto de 2006, para outras metrópoles brasileiras, o diesel com 500 ppm (partes por milhão), o que significa um teor de enxofre 75% menor do que o do diesel normal. Desenvolvido nas refinarias da Petrobras, o produto está alinhado com a política da Companhia de priorizar a responsabilidade social, através da excelência ambiental.
 
Consolidando seu pioneirismo em inovações tecnológicas, a Companhia investiu, aproximadamente, US$ 750 milhões para tornar realidade o novo diesel.
 
O produto foi lançado em 2005 nas regiões metropolitanas com maiores problemas ambientais onde são consumidos 70% do diesel metropolitano do País e onde existe a maior concentração de gases poluentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos e Belo Horizonte. 
 
A partir de agosto de 2006 esse diesel começa a ser comercializado, também, em Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, Vitória e Curitiba. Até meados de setembro será estendido para Porto Alegre.
 
Outra iniciativa da Petrobras é a substituição do diesel destinado às cidades do interior, de 3.500 ppm para 2.000 ppm.
 
O ganho ambiental dessas mudanças permitirá que, a cada ano, 86.250 toneladas de óxidos de enxofre e 6.360 toneladas de materiais particulados deixem de ser lançados na atmosfera.
 
A melhoria da qualidade do ar nos grandes centros urbanos é uma necessidade que não pode mais ser adiada e a Petrobras vem investindo grandes recursos em pesquisas tecnológicas e na modernização do seu parque industrial. Na área do refino a Companhia trabalha para reduzir o consumo de energia e, em conseqüência, as emissões atmosféricas. A Petrobras, que há vários anos vem contribuindo para o esforço global de preservação ambiental, foi uma das primeiras empresas de petróleo no mundo a retirar totalmente o chumbo das gasolinas automotivas que produz.
 
O lançamento desse novo combustível reafirma a inserção do Brasil no seleto grupo dos países que investem em combustíveis menos poluentes. Também consolida a posição da Petrobras como exemplo de liderança nos setores empresarial e de energia.
 
Até 2011, a Petrobras investirá cerca de US$ 4,4 bilhões para melhorar ainda mais a qualidade do diesel e da gasolina em todo o País, seguindo padrões internacionais rigorosos. Os benefícios sociais e ambientais serão ainda mais expressivos para a sociedade brasileira, além de conferir maior competitividade para os produtos da Companhia.

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