O Sol, caminhando contra o vento estréia hoje

Publicado em: 10/08/2006 00:00:00

FOTO DIVULGAÇÃO PETROBRAS

O Sol - caminhando contra o vento, das diretoras Tetê Moraes e Martha Alencar, estréia hoje, dia 11 de agosto, em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

O filme conta a história do emblemático jornal fundado em 1967. Com publicação diária, O Sol permaneceu nas bancas apenas durante seis meses, fechando no ano seguinte. Chamado de jornal-escola, o periódico foi considerado um marco no jornalismo do país, pois ousava na sua linguagem, enfrentando a censura da época. "É um recorte sobre a geração de 68, um período muito dinâmico e vivo, quando havia uma reação saudável ao momento político", explica Tetê Moraes, que lança seu terceiro longa-metragem na carreira.
 
Como pano de fundo do documentário, estão o regime militar, atos institucionais, passeatas estudantis, luta armada e festivais musicais. Estes assuntos são abordados nos depoimentos de quem viveu aquele momento, como Ruy Castro, Zuenir Ventura, Reynaldo Jardim, Chico Buarque, Carlos Heitor Cony, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
 
"Na época, não percebia o reflexo que o jornal tinha feito em minha vida. Hoje, percebo. Quando você faz uma coisa bem feita, com amor e com fraternidade, essa coisa fica", conta Reynaldo, que, na época, foi editor do jornal.
 
A trilha sonora, produzida por Lysias Enio e Martha Alencar, passeia por canções que descrevem e simbolizam a fase de repressão brasileira. Entre elas, Alegria, Alegria, interpretada por Caetano Veloso; Roda Viva, cantada por Chico Buarque; Carcará, com Maria Bethânia; É Tempo de Guerra, com Edu Lobo; além de Sabiá, apresentada pelo Quarteto CY.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE