Petrobras recebe prêmio de responsabilidade social

Publicado em: 08/08/2006 00:00:00

FOTO DIVULGAÇÃO PETROBRAS

A Petrobras recebeu no dia 08/08, em São Paulo, o Prêmio Marketing Best Responsabilidade Social. Os projetos vitoriosos patrocinados pela companhia são: "Fibras do Sertão"; "Incubadora de Projetos de Profissionais e Empreendedores Afro-Brasileiros"; "Libras é Legal" e "Mel da Amazônia".
 
Esse prêmio busca estimular e reconhecer as ações da companhia na promoção da responsabilidade social e ambiental, demonstrando o compromisso da Petrobras com a ética e com o desenvolvimento de um país mais justo.
 
Segue um resumo dos projetos premiados:
 
Fibras do Sertão - O projeto integra o Programa Petrobras Fome Zero e visa atender 147 artesãs do semi-árido nordestino, por meio de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Estas ações envolvem capacitação, estruturação de produção e comercialização do artesanato regional. As artesãs têm acesso a técnicas de gestão e de preservação das espécies de plantas naturais no processo de tingimento, entre outras. Para fortalecer as relações igualitárias entre homens e mulheres, o projeto incentiva a auto-gestão, o resgate da experiência de vida e trabalho e o processo contínuo de educação. A iniciativa articula parcerias com cooperativas locais e com a Agência de Desenvolvimento Solidário da Central Única dos Trabalhadores - ADS/CUT.
 
Incubadora de Projetos de Profissionais e Empreendedores Afro-Brasileiros - Articulando geração de trabalho e renda, educação, qualificação profissional e diversidade étnica, o projeto, implementado no Rio de Janeiro, promove o desenvolvimento da capacidade gerencial e o aumento da competitividade do negro no mercado empresarial. O primeiro ciclo de três anos, de 2005 a 2007, busca contemplar empreendimentos de 450 profissionais afro-brasileiros, na faixa etária entre 25 e 55 anos de idade, em dez cadeias produtivas, com o foco nos setores do comércio e de serviços, e ênfase no segmento do turismo. O projeto tem por metas qualificar produtos e serviços, consolidar marcas, formar indicadores de desenvolvimento econômico e social e elevar renda.
 
Libras é Legal - O projeto tem por objetivo consolidar a difusão da Língua Brasileira de Sinais, Libras, como meio de assegurar a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva. Desenvolvido em 365 municípios dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi estruturado na perspectiva de alcançar, em 2005, um público superior a 90 mil pessoas.
 
Mel da Amazônia - O projeto aprimorou a criação de abelhas indígenas sem ferrão do gênero Melipona, com base no sistema de caixas racionais, para a produção de mel, inicialmente no município de Boa Vista do Ramos. O êxito do modelo motivou a ampliação do projeto, que em 2005 foi aplicado em seis municípios, com a participação de 220 famílias, que juntas manejaram 840 colméias. A meta do projeto é alcançar em 2007 a produção de oito mil quilos de mel, gerando uma renda bruta de R$ 100 mil.
 
 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE