Petrobras vai abastecer motores da Toyota na temporada de 2007 da Fórmula 1

Publicado em: 28/07/2006 00:00:00

A WilliamsF1 e a Toyota Motorsport  assinaram um contrato de parceria para o fornecimento de motores por um período de três anos. Com o novo contrato, os carros da escuderia inglesa utilizarão motores Toyota já a partir da temporada de 2007. Dessa forma, a montadora substituirá a Cosworth, que fabrica os motores utilizados pela WilliamsF1 na atual temporada.

 

Com a mudança, a Petrobras começa a pensar no trabalho de desenvolvimento do combustível que vai impulsionar os motores da Toyota a partir de 2007. "Para a Petrobras, é um grande desafio e uma satisfação poder trabalhar com um parceiro com as dimensões da Toyota", afirma o engenheiro Rogério Gonçalves, que é o braço técnico da Petrobras na WilliamsF1. "Ao mesmo tempo em que precisaremos reiniciar todos os desenvolvimentos até conhecer exatamente o 'apetite' do motor Toyota, a nova parceria também vai gerar diversas novas opções de pesquisas e testes."

 

Gonçalves lembra ainda que será com a Toyota que a Petrobras iniciará as pesquisas para utilizar os biocombustíveis na Fórmula 1. "Essa é uma novidade que obrigará, a partir de 2008, a utilização de 5,75% de matérias primas de origem renovável", explica.

 

O engenheiro antecipa que a equipe técnica da Petrobras já está fazendo os primeiros contatos com a Toyota para começar o planejamento de testes e fornecimento de gasolina. "Os testes iniciarão imediatamente para podermos ter o melhor produto possível para o primeiro Grande Prêmio da temporada 2007", informa Gonçalves.

 

O diretor da WilliamsF1, Frank Williams, comentou que "este contrato é a pedra fundamental do desafio da Williams de alcançar o título do Campeonato Mundial". "A Toyota é um gigante industrial impressionante e marcante que tem uma reputação fenomenal de alcançar as metas que ela estabelece para si mesma. Temos orgulho de termos conseguido o suporte deles para nossos esforços de voltarmos à nossa melhor forma competitiva".

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE