Rally dos Sertões: Klever e Bampi vencem; Jean é segundo

Publicado em: 28/07/2006 00:00:00

FOTO DONIZETTI CASTILHO

A dupla formada pelo piloto Klever Kolberg e Eduardo Bampi cravou o melhor tempo entre os carros na primeira etapa do Rally dos Sertões 2006. Já o piloto Jean Azevedo fez o segundo melhor tempo entre as motos. Dividida em dois trechos especiais (cronometrados) distintos, o percurso realizado entre Goiânia e Minaçu, em Goiás foi, nas palavras dos pilotos da Equipe Petrobras Lubrax, uma "pedreira".

 

Jean Azevedo iniciou os longos 353 km do deslocamento inicial partindo de Goiânia ainda de madrugada, à 01h00 da manhã dessa quinta-feira. Antes de chegar ao ponto de largada da primeira especial, seu veículo de apoio passou por um obstáculo e perdeu um pneu reserva. No primeiro trecho cronometrado, Jean enfrentou um percurso travado e perigoso, com muitas pedras e valetas. Já no segundo trecho especial, ele tinha como estratégia colocar pneus novos e acelerar o mais forte possível. Porém, sem um pneu reserva traseiro, Jean precisou aliviar a mão. Mesmo assim, sua KTM 525 conseguiu o segundo melhor tempo do dia, com 2h56min18s. O vencedor da etapa foi Tiago Fantozzi, com o tempo de 2h55min37s, e o terceiro lugar ficou com o francês Ciryl Despres, que cravou 2h58min11s.

 

Nos carros, o Mitsubishi L200 Evolution da dupla da Equipe Petrobras Lubrax formada por Klever Kolberg (piloto) e Eduardo Bampi (navegador) fez o melhor tempo do dia, com 2h57min58s (resultado obtido pela soma dos tempos da primeira e da segunda especial). Com isso, eles lideram a classificação geral entre os carros. "Foi uma etapa duríssima, uma pedreira, muitas pedras no percurso. A primeira especial foi muito travada. Já na segunda, o trajeto era mais limpo, pisamos fundo o tempo inteiro", disse Klever. Para Eduardo Bampi, a navegação foi perfeita e deixou a equipe muito satisfeita com o desempenho.

 

Para o trio de caminhão da Equipe Petrobras Lubrax tripulado por André Azevedo (piloto), Maykel Justo (navegador) e Ronaldo Pinto (mecânico) a primeira etapa do Rally dos Sertões 2006 não foi muito boa. Logo no km 40 do primeiro trecho especial (cronometrado) do dia, o eixo cardã do caminhão desacoplou e rodou livre, afetando as estrias e arrebentando a tubulação do ar comprimido e do diesel. Eles completaram a primeira especial com ajuda de apoio mecânico. Na segunda especial, tiveram que rodar só com a tração dianteira, atolaram duas vezes, mas conseguiram chegar em Minaçu (GO), com o tempo final de 4h28min58s, suficiente para garantir a sexta colocação na classificação geral dos caminhões. Os mecânicos da equipe agora procuram deixar o caminhão Mercedes-Benz Atego 1725 em condições ideais para o dia de amanhã, entre Minaçu (Goiás) e Palmas (Tocantins). "Será uma etapa de recuperação", afirmou o piloto André Azevedo.

 

Os vencedores entre os caminhões foram Amable Barrasa e José Papacena Neto, com o tempo de 3h46min30s. Em segundo, vieram Ulysses Marizeck e João Fereira Neto, 23 minutos e 50 segundos atrás.

 

Resultados extra-oficiais da 1ª etapa para motos

 

1) Tiago Fantozzi (BRA) - 2h55min37

2) Jean Azevedo (BRA) - a 41 segundos

3) Cyril Despres (FRA) - a 2min34

4) Francisco Lopez (CHI) - a 2min41

5) David Casteu (FRA) - a 5min03

Resultados extra-oficiais do 1º dia para carros

1) Klever Kolberg e Eduardo Bampi - 2h57min58
2) Marlon Koerich e Josiane Koerich - a 1min06
3) Maurício Neves e Clécio Maestrelli - a 2min45
4) Paulo Nobre e Luiz Palu - a 2min58
5) Luis Tedesco e Bruno Mega - a 8min25

 

Resultados da primeira etapa - categoria Caminhões

 

1) Amable Barrasa e José Papacena Neto - 3h46min30s

2) Ulysses Marizeck e João Ferreira Neto - a 23min50s

3) Roberto Zeininger e Abimael Silva - a 31min00s

4) Carlos Salvini e Guido Salvini - a 33min05s

5) Luiz Antonio Pinto e Marcos Pinto - a 39min25s

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE